A partir da amanhã, quarta feira, 23, a Biblioteca Central abre ao público
A funcionar das 9 às 20 horas
Biblioteca Central abre amanhã




Por Ana Maria Fonseca


Inaugurada a 9 de Novembro pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, a nova Biblioteca Central da UBI abre as portas amanhã, quarta feira, 23 de Janeiro.
Os seis mil metros quadrados deste espaço vão albergar cerca de 60 mil livros que anteriormente podiam ser consultados nas várias bibliotecas da UBI, agora desactivadas, excepto a Biblioteca do Pólo das Ciências Sociais e Humanas (Ernesto Cruz) que se mantém em funcionamento.
O espaço que futuramente funcionará até às 24 horas, vai estar aberto, por enquanto, das 9 às 20 horas.
Este é ainda um período de transição em que a Biblioteca Central não estará a funcionar em pleno. Os computadores ainda não estarão todos em funcionamento e o arquivo de publicações periódicas ainda não está disponível. No entanto, "durante este mês e o próximo esperamos que tudo esteja pronto", garante Joana Dias, técnica responsável pela Biblioteca Central.
A transferência dos livros das antigas bibliotecas para o novo espaço causou algum transtorno aos alunos do Pólo I da UBI que, nesta altura de frequências e realização de trabalhos, precisaram de consultar livros que não se encontravam disponíveis para requisição, e de utilizar as salas das bibliotecas para estudar.
Estes problemas deixam de existir a partir de amanhã, quando os estudantes da UBI podem começar a utilizar um espaço onde não estão disponíveis apenas livros, mas também equipamentos informáticos, um centro de documentação europeia, um centro de estudos judaicos e publicações periódicas.
O novo equipamento tem duas salas de leitura e bibliografia que, por enquanto tem capacidade para albergar simultaneamente 250 pessoas.