União das Misericórdias firma acordo
Docentes satisfeitos com valorização das carreiras



"Um acordo histórico", é assim que o Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) chama, em comunicado à imprensa, ao acordo firmado entre a União das Misericórdias e os docentes e não docentes em exercício de funções nestas instituições.
A publicação de um Boletim do Trabalho e Emprego do Acordo Colectivo de Trabalho garante a "dignificação e valorização das carreiras", diz o SPZC.
Este "instrumento de regulação das relações laborais" foi negociado entre o SPZC, os membros da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e a União das Misericórdias e, segundo o SPZC, constitui a "finalização de um "trabalho persistente" que decorreu ao longo de vários anos e que consagra "um conjunto definitivo de direitos" e um "enquadramento comum" para o desenvolvimento das diferentes carreiras profissionais.
Na região, este acordo foi assinado com as Santas Casas de Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Penamacor, Sertã, Gouveia, Manteigas, Alpedrinha, S. Vicente da Beira, Oleiros, Monsanto, Proença-a-Nova, Salvaterra do Extremo, Sobreira, Formosa, Segura, Alcafozes, Álvaro, Rosmaninhal e Sarzedas.
O regulamento deste documento inclui a definição de funções para as diferentes categorias de trabalhadores e o enquadramento das profissões em níveis de qualificação e remuneração.