Da Suécia sopra uma brisa quente


Koop l Waltz for Koop l
Jazzanova Compost Records l 2001


por sérgio felizardo

"Waltz for Koop", editado pela germânica Jazzanova Compost Records, chegou no fim de 2001, o que não o impede de entrar directamente para as filas da frente das listas dos melhores discos do ano.
E o regresso da dupla sueca Koop (depois do brilhante "Sons of Koop", de 1998) não podia ser mais grandioso. O jazz envolvente e suave, pontuado de pormenores electrónicos e batidas levemente dançantes, idealizado por Magnus Zingmark e Oscar Simonsson no primeiro álbum, ganha agora uma consistência e uma forma absolutamente brilhantes. De bonitos, mas por vezes experimentais pedaços sonoros, os Koop passaram às canções puras e estruturadas. Onde a maioria da maquinaria deu lugar à orgânica instrumental, com um contrabaixo a marcar o movimento, as orquestrações a fazerem o ar circular e as vozes soul (entre outros de Terry Callier e Rob Gallagher), cálidas e ao mesmo tempo refrescantes, a invadirem os sentidos.
Um disco que corre no leitor como uma brisa calma, que nos atira para o conforto do lar, com a mesma convicção com que nos obriga a afastar os móveis e abanar as ancas, para depois nos voltar a sentar, confortavelmente, ao pé de uma lareira qualquer a apreciar a vida.




[aceder ao site oficial dos koop]