Sessão de Câmara na passada sexta feira, 25
Hemodiálise pode ser realidade em breve

Por Ana Maria Fonseca

 


Os insuficientes renais podem em breve ter a vida facilitada através do tratamento por hemodiálise no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
Carlos Pinto afirmou à comunicação social após a sessão de Câmara da passada sexta feira, 25 que "estamos prestes a obter vitória. Apesar de ainda não haver uma comunicação formal, há indicações de que a empresa já tem "luz verde" para avançar". Este é um avanço significativo no que toca aos cuidados de saúde prestados na Covilhã que alegra Carlos Pinto. Agora só falta esperar pela aprovação do Ministério da Saúde.
Em discussão estiveram também os serviços de limpeza pública que foram municipalizados. Estes serviços pertencem agora a uma "estrutura coerente" integrada nos Serviços Municipalizados Água e Saneamento (SMAS).
As questões relacionadas com o ambiente, nomeadamente a gestão da municipalização dos serviços de limpeza pública, parques e jardins, estão agora a cargo do Conselho de Administração dos SMAS.
Deliberou-se ainda quanto à variante de acesso à Covilhã, sobre a qual a Câmara Municipal exige quatro vias em vez de duas. "O que está em questão é o perfil transversal, se terá duas ou quatro vias", explicou Carlos Pinto. Em reunião com o ministro dos Transportes e Comunicações "iremos debater este problema da periférica, bem como a questão da Auto-estrada para Coimbra", afirmou o autarca. A construção dos túneis da Serra da Estrela vai também fazer parte da agenda desta reunião onde Carlos Pinto promete "defender a construção dos túneis e reafirmar a sua importância para o desenvolvimento da região".
O comércio tradicional vai continuar a ter o apoio da Câmara Municipal da Covilhã que deliberou também colaborar numa campanha que pretende projectar o centro histórico da Covilhã e o comércio desta área. A campanha a desenvolver ao longo de 2002 contará com animação, entretenimento e publicitação deste espaço central da cidade.