Por Sónia Balasteiro e Sónia Torres


O "Canto de Sereias" de Susana Torres Molina é o novo trabalho da Asta - Associação de Teatro e Outras Artes. António Abernú, presidente da associação, esclarece que "a ideia deste monólogo surgiu da procura de textos pela internet que não estejam publicados em Portugal". A estreia da peça está marcada para o início de Março, no Teatro Cine.
O monólogo, um trabalho já iniciado, resultará da combinação de três elementos fundamentais: o teatro, a música e a projecção de slides. "A peça tem a particularidade de ser interpretada por uma só actriz com a presença em palco de figurinos que complementam a ideia inicial", adianta António Abernú.
A autora argentina escreveu um texto onde a imagem da mulher se reporta para a do homem e vice-versa. Para o presidente, "este texto é uma peça no feminino e revela o nosso lado animalesco".
A Asta já convidou Susana Torres Molina para a estreia da peça. "Mostrou-se muito receptiva", garante o responsável.
A interpretação do monólogo é feita por Felícia Teopisto. Um nome confirmado para a figuração é o de Vânia Caetano, que também é responsável pela imagem. Sérgio Novo tem a seu cargo a concepção cenográfica, os figurinos e adereços, assim como a projecção de luz. A produção executiva cabe a Maria do Carmo Teixeira. Resta acrescentar que o presidente da associação, António Abernu, é também o tradutor do texto (em colaboração com a autora), encenador e sonoplasta.

 



Um ano pleno de actividades

A Asta, com um ano de existência, já desenvolveu diversos trabalhos. A associação caracteriza-se por ter várias secções e diversas áreas, direccionadas para o teatro, exposições e eventos, entre outras produções. Do seu currículo destacam-se "E por Vezes...", uma poesia encenada por Victor Correia, "O pequeno Monstro" de Jasmin Dubé com encenação de Marco Ferreira e o "Natal dos Brinquedos" de Walt Disney Productions, adaptada por António Abernú.
"Gostava que a Asta fosse de toda a gente e ao mesmo tempo de ninguém", confessa o presidente da Associação de Teatro e Outras Artes.