Em Torres Vedras, o Sporting da Covilhã foi surpreendido por uma equipa bem organizada

Ficha do Jogo

Estádio Manuel Marques
(20-01-2002)


Árbitro: Conceição Alves (Leiria)

Torreense - 1
Hugo Alves, Sérgio Santos, Esteves, Gonçalo, Bispo, Graça, Bruno, Pateiro (Onken, 67), Canoa, Lúcio Mário (Alexandre, 89), Bernardo, Vasconcelos (Seul, 78)
Treinador: Luís Brás

Sp. Covilhã - 0
Celso, Rui Morais,Piguita, João Carlos, Marco Abreu, Trindade, Capelas (Chalana, 6), Sousa, Filipe Avelar, Tubia (Hélder, 56), Hermes, Riça
Treinador: João Cavaleiro

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores: Lúcio Mário (52)

Disciplina: cartão amarelo a Canoa (39 m), Bispo (47 m), Pateiro (62 m), Onken (75 m), Ségio Santos, (85m)
Cartão vermelho directo a Celso (82 m). João Cavaleiro, treinador do Sp. Covilhã, foi expulso 1mn.

II Divisão B- Covilhã perde pela primeira vez para o campeonato
A "maldição" de Torres Vedras

Pela segunda vez esta época, o Covilhã perde em Torres Vedras. A turma de Cavaleiro desceu à segunda posição, mas pode recuperar já na próxima jornada na recepção ao líder Odivelas.

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Ao fim de 17 jornadas invicto, o Covilhã somou a primeira derrota a contar para o Campeonato da II B. O carrasco dos "leões" foi o Torreense que, a jogar em casa, levou de vencida a formação serrana com um golo solitário de Lúcio Mário. Os torrejanos cometem, assim, a proeza de ser a única equipa que, este ano, em competições oficiais, conseguiu derrotar a turma de João Cavaleiro. E mais: por duas vezes. Recorde-se que, a 7 de Outubro de 2001, a formação orientada por Luís Vaz já havia vencido os covilhanenses por 2-1, em jogo a contar para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. No último domingo, porém, os covilhanenses bem se podem queixar da sorte: João Cavaleiro foi expulso do banco logo no primeiro minuto, Capelas lesionou-se aos seis minutos e foi substituído por Chalana, Celso foi expulso aos 82 minutos e Riça desperdiçou a oportunidade de empate, já em tempo de descontos, ao permitir a defesa de Hugo na conversão de um penalti.
Frente ao, então, líder da tabela, os da casa entram sem medo e a jogar bom futebol. Enganados pela modesta posição dos torreenses na tabela, os beirões foram apanhados de surpresa e demoraram a impor o seu jogo. Cavaleiro voltou a apostar na dupla de avançados composta por Hermes e Riça, com Túbia e Filipe Avelar no apoio. Contudo, só no último quarto de hora é que os "leões" conseguiram levar verdadeiro perigo às malhas do guardião Hugo.

Muito azar para um jogo só

A segunda parte também não começou da melhor forma para a formação serrana. Logo aos nove minutos, o Torreense chega ao golo com a mais bonita jogada do desafio concluída por Lúcio Mário. Os forasteiros não se dão por vencidos e partem à priocura do empate, mas todas as investidas esbarram na bem organizada defesa da casa. Aos 65 minutos, para desespero dos jogadores da Covilhã, Hermes ganha um ressalto na área adversária, a bola sobra para Riça mas o poste devolve o remate do avançado. A oito minutos do final, mais uma contrariedade para a turma verde-e-branca: Celso joga a bola com a mão fora da área e é expulso, assumindo Filipe Avelar a defesa das redes beirãs, uma vez que as substituições já estavam esgotadas. Ainda assim, e com menos um elemento no ataque, pertenceu ao Covilhã a melhor oportunidade de golo. Já em tempo de compensação, João Carlos é empurrado na área torreense e Conceição Alves assinala grande penalidade. Riça, chamado à conversão, faz o que não costuma fazer: atira para a defesa de Hugo, perpetuando, assim, o azar dos serranos. Com esta derrota, a turma de Cavaleiro, desce à segunda posição, um ponto atrás do Odivelas, que venceu (3-1) na recepção ao Vilafranquense. As consequências do deslize covilhanense só não foram maiores porque o Feirense não evitou a derrota (0-2) em casa frente ao Pombal, actual terceiro classificado. Na próxima ronda, os covilhanenses têm a oportunidade de regressar ao comando da tabela, caso consigam ultrapassar o Odivelas no Santos Pinto.