O Sporting da Covilhã venceu em casa por duas bolas a zero

Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª divisão B- Zona Centro
19ª jornada 27/01/02

Estádio Municipal Santos Pinto
(27-01-2002)

Árbitro: Luciano Silva (Porto)
Auxiliares:Luís Costa e Pais António

Sp. Covilhã: 2
Luciano;Trindade(cap.), João Carlos(Chalana 18m), Piguita, Rui Morais; Capelas,
Tubia, Marco Abreu, Filipe Avelar; Riça(Sousa 55m(José Carlos 77m) e Hermes.
Treinador: João Cavaleiro

Disciplina:
Cartão amarelo para Filipe Avelar(10m), Chalana(25m e 81m), Hermes (70m), Capelas(74m) e Luciano(89m); Cartão vermelho para Chalana(81m)
Marcadores: Hermes(4m) e João Carlos(90m)

Odivelas Sad: 0
Pedro Costa; Bruno Carlos, Baltasar, Pedro Nunes, Vitinha; Yoni, Paulo Vieira,
Semedo(Rafael 60m), Hélder Sá; Guimarães(Ricardo 69m) e Tokan(Anderson 32m).
Treinador: Dauto Faquirá

Disciplina:Cartão amarelo para Tokan(8m), Baltasar(48m), Semedo(59m), Yoni(90m)
e Hélder Sá(93m)

19ª Jornada da 2ª Divisão B- Zona Centro
Troca de Líderes

O Sp. Covilhã recuperou a liderança do campeonato após mais uma vitória em casa sobre o anterior líder, o Odivelas. Foi um trinfo que começou cedo e foi selado já bem perto do fim.


Por Francisco Carvalho


O Sp. Covilhã recebeu este domingo no Municipal Santos Pinto o Odivelas e venceu por duas bolas a zero. Foi um vitória importante que permitiu a reconquista da liderança e o terminar da primeira volta em beleza.
Perante o seu público, que compareceu de forma apreciável, o Sp. Covilhã entrou no jogo a matar. Marcou logo aos 4 ' por intermédio de Hermes, após livre na direita onde João Carlos cabeceia, Riça desvia para o segundo poste, e o brasileiro só precisou de encostar. Era um princípio de sonho para os serranos, que defrontavam uma equipa em alta. A partir daí o Odivelas teve de procurar outro resultado e lançou-se no ataque à baliza de Luciano. E quase conseguia o empate aos 16 ', num lance onde o guarda-redes Luciano se precipitou na saída, e proporcionou o remate de Vitinha, mas que Piguita salvou com um corte providencial. Vivia-se uma fase de jogo onde o Odivelas trocava bem a bola no meio campo mas não tinha profundidade ofensiva. Por outro lado o Covilhã organizava boas jogadas, especialmente pelo lado direito, mas precipitava-se muito no remate. A partir da meia hora as oportunidades sucedem-se para ambos os lados.
Na sequência de um livre, Pedro Nunes cabeceia um pouco por cima da barra. Quatro minutos depois, numa jogada entre Riça, Chalana e Filipe Avelar, acontece o remate deste último em boa posição, mas a bola sai ao lado. Na resposta, aos 35 ' Paulo Vieira faz uma assistência primorosa para Semedo, mas quando o jogador já se encontrava dentro da grande área para efectuar o remate, aparece Rui Morais para salvar. Era bola cá, bola lá, e Chalana aos 38 ' remata para boa defesa de Pedro Costa. Nos instantes finais a pressão dos visitantes acentuou-se, e Hélder Sá aos 43 ' em boa posição do lado direito remata para excelente estirada de Luciano. Mas a derradeira oportunidade da 1ª parte foi a mais perigosa, com Baltasar a rematar ao travessão, após livre na direita. A bola não entrou e o Sp. Covilhã pôde ir para os balneários em vantagem.

45 minutos finais mais pobres

A segunda parte do desafio foi mais pobre, com os primeiros 15 minutos sem motivos de interesse, apesar do domínio do Odivelas. A primeira oportunidade surgiu num contra-ataque dos serranos aos 61 ', num cabeceamento de Hermes que levou a bola a passar junto à barra com o guarda- redes adversário completamente batido, após cruzamento de Marco Abreu. Mas esta foi a única oportunidade porque o jogo estava muito disputado a meio-campo, e quando alguma jogada se tornava mais perigosa ou o remate saía muito mal ou o último passe pecava por tardio. Mas após o 80 ' tudo muda.
No minuto 80 Ricardo atira para boa defesa de Luciano. Cinco minutos depois a velocidade de José Carlos faz-se sentir na esquerda do ataque serrano mas na hora H, Anderson corta a bola quando o número 10 sportinguista já preparava o remate. Mas é entre o minuto 88 e 90 que o jogo se decide. Na sequência de um canto marcado na direita, o Odivelas tem uma excelente oportunidade de empate, com Rafael a cabecear muito perto do poste, e Luciano fora do lance. Como quem não marca, sofre, o Covilhã dois minutos depois mata o jogo. A jogada começa quando Filipe Avelar ganha espaço no centro do terreno, faz uma abertura para o lado direito da grande-área onde aparece Túbia que ganha a linha e faz o cruzamento, onde aparece de rompante o pequeno José Carlos a cabecear para o golo. O público respira então de alívio porque sabe que a vitória já não fugirá. Num último suspiro o Odivelas tenta reduzir por intermédio de Bruno Carlos, que é negado por mais uma boa defesa de Luciano.
Poucos segundos depois o árbitro dá por terminado o encontro.
Foi uma vitória muito importante para o Sp. Covilhã porque recuperou a liderança e derrotou um candidato directo à subida. Acabou a primeira volta em beleza mas ainda faltam 19 jogos para acabar este campeonato muito competitivo.
Os Leões da Serra demonstraram a sua boa segurança defensiva, um meio campo onde Capelas e Filipe Avelar estão em bom plano e um Hermes extremamente combativo. Quanto ao Odivelas demonstrou ter uma boa equipa, uma execelente circulação de bola, mas faltou um homem que decidisse na área. Foi uma equipa que valorizou muito o triunfo do Covilhã.
Quanto ao árbitro, Luciano Silva, que veio do Porto, a sua exibição não foi nada conseguida. 11 cartões amarelos e um vermelho para um jogo que não teve nada de violento é demasiado. Em muitas situações de jogo marcou as faltas só para o lado do Odivelas, e houve dois foras-de-jogo que pareceram mal assinalados no ataque do Sp. Covilhã.