MIGUEL TORGA

FOTOBIOGRAFIA


De Clara Rocha



Escrito e organizado pela filha do poeta e escritor, Clara Rocha, este livro repõe Miguel Torga no tempo em que viveu e com as pessoas com quem viveu, única forma de perceber o seu trabalho de poeta e ficcionista. Mostra-nos um destino único e grande: o da humanidade que percorre toda a obra literária e cívica do autor de "A Criação do Mundo"
Com muitos depoimentos, com extractos do "Diário" e d'"A Criação do Mundo" e de poemas, a fotobiografia transfere-se para o leitor na medida em que transmite a grandeza do homem e da sua obra.
Rude, ou aparentemente rude, Torga foi, e será para sempre, o poeta e o ficcionista que nunca se divorciou da raiz que lhe fez crescer no sangue e na pele um destino único e grande: o da humanidade. Por isso viveu em nome da liberdade: "Só presto para ser livre". E prestou para muito mais ao lutar pela liberdade de todos os homens e de todos os povos.
Firme no pensamento, nos ideais e nos sentimentos, na expressão de si, com inúmeros galardões a sublinharem a sua arte literária e a intervenção cívica.
A fotobiografia de Torga, ao longo de mais de duas centenas de páginas, é um documento essencial para melhor se conhecer o autor d'A Criação do Mundo. Insere diversos testemunhos, nomeadamente de Mário Soares, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Arnaut e Almeida Santos. Fala da vida e da obra de quem soube viver inteiro e inteiro morrer. É assim a imortalidade.


Identidade

Matei a lua e o luar difuso.

Quero os versos de ferro e de cimento.

E em vez de rimas, uso

As consonâncias que há no sofrimento.


Universal e aberto, o meu instinto acode

A todo o coração que se debate aflito.

E luta como sabe e como pode:

Dá beleza e sentido a cada grito.


Mas como as inscrições nas penedias

Tem maior duração,

Gasto as horas e os dias

A endurecer a forma da emoção.