Carnaval da Neve começou sábado, 2
Serra da Estrela na rota dos "foliões"

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi

 

O Carnaval da Neve está à porta. Desde sábado, 2 até 17 de Fevereiro, os foliões da região, do País e além fronteira, podem contar com um cartaz recheado de actividades, onde a neve consta como "prato principal". E mesmo que não seja verdadeira, há sempre os canhões instalados na Serra da Estrela, para ajudar a manter a imagem de marca de mais uma edição do Carnaval da Neve.
Este ano, a organização do certame voltou às "mãos" do Clube Nacional de Montanhismo (CNM), mas a Câmara Municipal da Covilhã continua a ser a principal patrocionadora. A Mostra de Gastronomia, que vai já na quarta edição, continua a apostar na divulgação dos produtos regionais. E porque os responsáveis do CNM querem um "Carnaval diferente dos outros realizados no País", as novidades começam com a Mostra de Cães da Serra da Estrela e Nórdicos. Os habituais Corsos Infantil e Adulto, que saem à rua na sexta-feira, 9 e terça-feira, 12, respectivamente, são outras das atracções do evento. José António Pinho, presidente do Clube, acredita que esta edição vai ser um sucesso: "Queremos recriar um Carnaval que é nosso, faz parte das nossas tradições. Por isso temos um cartaz mais prolongado".
No entanto, Pinho avança que, no próximo ano, o Carnaval da Neve chega mais cedo: "Queremos começar logo desde o Dia de Reis". Marchas pedestres, a caminhada nocturna, a Feira Franca e o Enterro do Entrudo, este ano em plena Praça do Município, com fogo de artifício, são outras das novidades do cartaz. E se as expectativas são as melhores, a promessa de uma nova sede social para os organizadores do Carnaval da Neve, o Clube de Montanhismo, para Maio ou Junho, vem dar ainda mais força a que o Carnaval de 2003 seja "maior e melhor", sublinha Pinho.