Um ano depois da apresentação do projecto, o ex-Sanatório contunua à espera de remodelação
Projecto apresentado em Fevereiro de 2001
Ex-Sanatório ainda à espera das obras




João Alves
NC/Urbi et Orbi


Ao contrário do anunciado em Fevereiro de 2001, quando o arquitecto Souto Moura mostrou, na Câmara da Covilhã, o projecto de recuperação do Ex-Sanatório dos Ferroviários, as obras não arrancaram no final do ano. Na altura, aquando da apresentação da primeira fase do projecto, a Empresa Nacional de Turismo (ENATUR), responsável pela obra, contava iniciar os trabalhos até final de 2001 e o seu presidente, Eduardo Âmbar, dizia ser essa uma condição essencial para que a sua utilização turística "esteja em pleno no primeiro semestre de 2003".
Algo que, pelos vistos, não irá acontecer. É que, no sábado, 25, em declarações ao programa "Iniciativa", da RTP 2, o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, disse que as obras só deverão arrancar este ano e que o processo se encontra agora em fase de abertura do concurso internacional para saber qual a empresa que irá recuperar um dos edifícios mais carismáticos da região, nomeadamente da Serra da Estrela. Elaborado pelo arquitecto Souto Moura, o projecto é esperado desde que, em 1998, o primeiro-ministro António Guterres anunciou a reabilitação do edifício. O prazo previsto para a conclusão das obras, em 2001, era de cinco anos, de modo a tornar aquele edifício numa unidade hoteleira de elevada categoria, devolvendo à Serra as imponentes e majestosas paredes de granito do imóvel desenhados nos anos 30 por Cottineli Telmo.
O investimento supera os dois milhões de contos, provenientes de fundos comunitários e do Fundo de Financiamento de Apoio ao Turismo. A nova Pousada da ENATUR terá 61 quartos, cinco familiares, 35 duplos e 16 suites. Serão também recuperadas a Casa do Médico e a do Pessoal, as cozinhas serão ampliadas e surgirão duas novas infraestruturas, construídas de raiz: uma garagem, localizada no subsolo, e um edifício health-club, com piscina aquecida.