Ficha do Jogo

20ª jornada da 2ª Divisão B- Zona Centro
Estádio Municipal José Santos Pinto
(03/02/2002)

Árbitro: Nuno Borga (Setúbal)
Auxiliares: José Paulo Esteves e Paulo Ramos

Sp. Covilhã: 2
Luciano; Trindade(cap.), Piguita, Alexandre(Hélder Gomes 45m), Marco Abreu;
Filipe Avelar, Capelas, Túbia, Danilson(José Carlos 29m); Riça e Hermes.
Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo para José Carlos(17m e 76m), Trindade(31m), Filipe Avelar(41m) e cartão vermelho para José Carlos(76m) Marcadores: José Carlos(59m) e Hermes(81m)

Fátima: 2
Rui Vale; Zé Artur(cap.), Bruno Ferreira, Mamadi, Ricardo Branco; Dani, David (Rui Manhoso 69m), Hugo Carvalho, Peixoto(Pedro Silva 60m); Morgado e Ricardo Queirós(Nini 66m).
Treinador: Paulo Leitão

Disciplina: Cartão amarelo para Dani(47m), Rui Vale(60m) e Hugo Carvalho(61m)

Marcadores: Trindade n.p.b (13m) e Ricardo Queirós(17m)

Terceiro empate em casa mantém liderança ex aequo
Duas partes muito diferentes

Num jogo muito disputado e de duas partes muito distintas o Sp. Covilhã empatou com o Fátima a duas bolas. Foi necessário muita entrega para encetar a recuperação, mas no final o sabor foi amargo para as oportunidades criadas pelos Leões.


Por Francisco Carvalho


O Sp. Covilhã recebeu este domingo o Fátima e não conseguiu melhor que um empate a duas bolas. O jogo realizou-se no Municipal Santos Pinto e contou para a 20ª jornada da 2ª B Zona-Centro.
Os Leões da Serra entraram em campo com um esquema marcadamente ofensivo, na procura da vitória o mais cedo possível. Iniciou o jogo logo com uma oportunidade de golo, com Hermes a cabecear muito perto da barra. Foi uma oportunidade flagrante que perspectivava um jogo fácil, onde mais tarde ou mais cedo o Covilhã marcaria. Mas esta atitude inicial sofreu um rude golpe aos 13'.
Num lance pelo lado esquerdo, Zé Artur centra e quando se esperava que Luciano agarrasse a bola, o guarda-redes serrano comete uma fífia ao deixar passar a bola que toca em Trindade e entra na baliza. A partir deste lance o Covilhã perdeu-se, acusando muito o golo sofrido. E a situação ficaria ainda pior quatro minutos depois. Após uma jogada pelo lado direito, acontece o centro onde Luciano comete de novo uma falha grave, falhando a intersecção e dando o golo de mão beijada a Ricardo Queirós que cabeceia para a baliza.
O Sp. Covilhã ficava então numa situação difícil porque precisava de recuperar dois golos perante uma equipa que criava muitas dificuldades. Os da casa jogavam então com muito nervosismo, mostrando um meio campo inoperante e uma defesa onde faltava João Carlos e Rui Morais. O jogo era então completamente controlado pelo Fátima que trocava muito bem a bola no meio campo e ataque, criando várias situações de apuro para o último reduto serrano.
João Cavaleiro tira então Danilson e mete o rapidíssimo José Carlos na perspectiva de melhorar o ataque. Mas é o Fátima que tem de novo uma boa oportunidade por Ricardo Queirós que aos 33' cabeceia junto ao poste. Mas a entrada de José Carlos começa a dar os seus frutos, tendo o pequeno número 10 serrano uma excelente oportunidade para reduzir a desvantagem. Foi aos 38', numa jogada pelo lado direito depois de recuperação de Capelas, isolando-se José Carlos que remata para excelente defesa com os pés de Rui Vale. Mas foi apenas uma reacção momentânea porque o Fátima continuava a controlar os acontecimentos. E ainda teve uma magnífica oportunidade a fechar a primeira parte por Mamadi que cabeceia ao poste após canto do lado direito. Poderia ser o fim do Sp. Covilhã, mas por momentos a sorte esteve do lado dos serranos. Segundos depois o intervalo chega para alívio dos da casa.

2º parte muito diferente

Ao intervalo João Cavaleiro substitui Alexandre por Hélder Gomes
apostando tudo na recuperação. E vê-se então um Sp. Covilhã completamente transfigurado, que começa a produzir bom futebol e a empurrar o Fátima para a defesa. Começa então a recuperação dos leões com um volume de ataque contínuo. Aos 51' Túbia ganha a linha e centra onde aparece Riça que remata de primeira, com a bola a passar muito perto da barra. Era o prenúncio do golo que acontece aos 59'. A jogada é de Hélder Gomes que galga vários metros pelo lado direito, e cruza onde aparece José Carlos ao segundo poste a facturar. A equipa ganha então novo ânimo para a recuperação. Sucedem-se então vários lances perigosos a partir de cantos com a bola a não querer entrar. Num desses lances, aos 63', Hermes falha com a baliza aberta depois de um cruzamento pela esquerda. Era então a fase de maior sufoco para o Fátima que apenas se limitava a despachar bolas. Aos 69' surge outra boa oportunidade por intermédio de Hélder Gomes, que descaído pelo flanco direito remata para boa defesa de Rui Vale. Três minutos depois acontece um dos únicos remates do Fátima na segunda parte. Pedro Silva aparece então com muito espaço e numa zona frontal, mas remata por cima.
O jogo não muda de toada mesmo com a expulsão de José Carlos, aos 76'.
O Sp. Covilhã continuou a atacar, mesmo tendo apenas três homens na defensiva. E aos 81' surge a jogada mais bonita do encontro e que dá o empate. Começa tudo no flanco direito onde Filipe Avelar e Hélder Gomes combinam muito bem, com este último a efectuar o cruzamento. Na área está Hermes, que controla a bola e dispara fortíssimo para as redes de Rui Vale. O Sp. Covilhã conseguia empatar e leva o seu público ao rubro.
Mas as forças começam a faltar e o Fátima começa a encetar várias jogadas de perigo, que acabavam por ser paradas por Piguita e Capelas. Já na fase final do jogo o Covilhã volta a empurrar o Fátima para o seu último reduto. Criam-se então duas oportunidades. Na primeira, aos 44', Riça cabeceia para defesa do guardião do Fátima. No período de descontos, Hermes tem nos pés a oportunidade de dar os três pontos ao Covilhã. Desmarca-se após passe de Filipe Avelar e à entrada da área dispara mas a bola saí ao lado. Logo a seguir acabava o jogo ficando um sabor amargo para as gentes da serra que viram uma segunda parte de luxo do Covilhã.
Foi então um jogo onde houve duas partes completamente distintas. Na primeira imperou o nervosismo por parte dos da casa que quase deitaram tunda tudo se alteroulíder. Na equipa da casa destacou-se Piguita que foi o elemento mais calmo e preponderante na defesa. No meio campo, Capelas e Filipe Avelar fizeram um bom jogo, mas foram as entradas de José Carlos e Hélder Gomes que alteraram o rumo dos acontecimentos. Na frente a entrega do costume de Riça e Hermes. O Fátima revelou um bom meio campo, onde Hugo Carvalho se destacou, e na frente um irrequieto Ricardo Queirós.
Quanto à arbitragem de Nuno Borga foi tudo menos positiva. O primeiro amarelo a José Carlos não se percebe, e no lance do segundo não nos parece simulação, porque houve um choque com o defesa. Deixou que se praticasse muito anti-jogo pelo Fátima especialmente na altura das substituições, quebrando o ritmo do jogo. Chegou a roçar o extremo quando houve um desentendimento e saiu quem não deveria, perdendo-se logo ali perto de dois minutos. No final apenas deu cinco minutos de desconto, que nem deixou que terminassem.