IV Meia-Maratona "Todos pela Justiça"
Organização quer recorde de presenças

Mais e maiores prémios são a aposta do Sindicato dos Funcionários Judiciais para, na quarta edição da prova, bater o recorde de participantes na Meia-Maratona.

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi

 

Terminam no dia 14 de Fevereiro, quinta-feira, as inscrições para a quarta edição da Meia-Maratona "Todos pela Justiça". A prova realiza-se no domingo, 17, e a organização, a cargo do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) em colaboração com a Associação de Atletismo de Castelo branco, espera bater os recordes de participação: cerca de cinco centenas de oficiais de justiça, para além dos atletas populares e federados. Este ano, a prova volta a ter início no Palácio da Justiça da Covilhã. Às 10 horas é dado o tiro de partida para o percurso de mais de 21 quilómetros que termina em frente ao Tribunal do Fundão, depois de ter passado por Tortosendo, Dominguiso e Alcaria.
A competição é aberta apenas a atletas Seniores (maiores de 18) e Veteranos (distribuídos por quatro categorias). No que respeita à vertente feminina, a organização decidiu-se por uma categoria única que engloba todas as atletas com mais de 18 anos. Tal como em anteriores edições, antes da partida para a corrida principal e para não deixar ninguém de fora da "festa", está prevista a realização de um percurso com cerca de mil e 500 metros para os corredores juvenis. Em relação à última edição, os organizadores salientam o "aumento substancial dos prémio monetários" e o maior "recheio" dos sacos entregues a todos os atletas que terminam a prova. Assim, à espera dos três primeiros classificados estão, para além dos respectivos troféus individuais e colectivos, três cheques no valor de 400, 300 e 250 euros.
A cerimónia de apresentação da prova decorreu no sábado, 19, na Covilhã e juntou à mesma mesa a organização e os vereadores com a pasta do desporto nas duas autarquias envolvidas, João Esgalhado e Paulo Fernandes. Fernando Jorge, presidente do SFJ pediu a continuidade do apoio prestado pelas duas edilidades até porque, lembra, "esta prova trás muita gente à região e, até agora, já foram reservados 134 quartos em unidades hoteleiras".