III Divisão- Teixosense vence "derby" distrital
Sofrer até ao fim

Depois de estar a ganhar com dois golos de vantagem, a turma de Tó real vacila e permite o empate. Sertanense e sernache regressam às vitórias.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Desde a nona jornada, a 4 de Novembro de 2001, frente ao Portomosense, que o Teixosense não conhecia o sabor da vitória. No último domingo, 27, quase quatro meses depois, a formação verde-negra conseguiu voltar a somar três pontos de uma só vez. E logo frente a um adversário do mesmo distrito. Desinibida, a equipa de Tó Real começa a criar perigo logo no início da partida. O Sernache sente dificuldades para travar o esquema táctico dos serranos e as faltas à entrada da área sucedem-se. Primeiro Costa e depois David Leite, de livre, obrigam o guardião de Cernache do Bonjardim a defesa apertada, mas em ambos os casos falhou a recarga. O Teixosense instala-se, então, de "armas e bagagens" no terreno adversário, mercê do bom futebol praticado. Mirandela, muito batalhador, a subir de rendimento de jogo para jogo, vê, por duas vezes, a barra devolver os seus remates. Por seu lado, o Sernache apenas uma vez levou perigo à baliza de Hélder Cruz, através de um livre.

David Nogueira salta do banco e bisa

A segunda parte, trouxe um Sernache inicialmente mais agressivo. Mas foi "Sol de pouca dura". Depois de um remate que esbarra em Hélder Cruz, Óscar, na contra-ofensiva, ao segundo poste, desperdiça para a equipa da casa. O público local, contente com a exibição, ia desesperando com as perdidas. E se as coisas pareciam más, piores ficaram quando, aos 75 minutos, Tinhas comete falta sobre o capitão Bravo e vê o segundo amarelo e o consequente vermelho. A equipa de Carlos Coelho respira um pouco de alívio, e começa a bombear mais bolas para a área, algumas delas de grande perigo. Mas Hélder Cruz e companhia mostram-se seguros. Surge, então, o golo inaugural. Aos 78 minutos, Real, com boa visão de jogo, mete a bola nas costas da defensiva forasteira onde aparece David Nogueira, recém entrado, a concretizar. Dez minutos volvidos, o mesmo jogador, em jogada idêntica, com a insistência de David Leite, amplia o resultado. Com dois golos de vantagem, o Teixosense respira de alívio. Tó Real reforça a defesa e manda entrar Pedro Daniel para o lugar de Dário. Aos 88 minutos, surge o tento do Sernache: cruzamento do lado direito para Calila converter. Temeu-se então a repetição de Miranda do Corvo. No último lance da partida estavam vinte jogadores no meio-terreno caseiro e é Hélder Cruz a salvar a vitória. Os homens do Teixoso somam, assim, a quarta vitória da temporada e ficam a apenas quatro pontos da linha de água.
Brilhante continua a carreira do Sertanense na corrente temporada. Os pupilos de Kikas venceram na recepção ao União de Almeirim (1-0) e mantém a quarta posição a dois pontos do segundo classificado, o Lourinhanense, que perdeu em casa frente ao Riachense (1-2). Na próxima jornada os sertanenses defrontam o Portalegrense no Alentejo, enquanto o Teixosense viaja até Tomar para jogar com o União local. O Vitória de Sernache, por seu lado, recebe o líder Estrela de Portalegre que, entretanto continua a sua caminhada de glória com 19 vitórias em outros tantos jogos. Proeza que já teve direito, inclusive, a figurar no livro de recordes do Guiness.