Américo de Sousa

2ª. Aniversário do Urbi et Orbi



Na vida, como em qualquer projecto ou realização, sempre se corre o risco de que o dia de aniversário pouco mais signifique do que mero indicador da sua temporalidade. Ainda assim, diríamos que nada obsta a que a data seja comemorada condignamente. É que nem sempre uma boa ideia surge na oportunidade certa ou encontra condições mínimas de concretização. Aí, está bom de ver, festeja-se mais a intenção do que a obra.
Mas festeja-se e... ainda bem. Seja pela satisfação do dever cumprido, seja pela renovada crença em atingir os objectivos num futuro que se antevê mais próximo.

Não é esse, porém, o caso do Urbi et Orbi, que, como sabemos, tem já tudo para festejar: a ideia, a intenção e a obra. Uma obra onde salta à vista a sua plural afirmação científica, pedagógica e comunicacional. Um jornal que se configura como instrumento decisivo para a nova visibilidade da UBI, da Covilhã e de toda a região. Um Urbi et Orbi que para além de funcionar como ponte acessível, segura e sem portagem entre o interior e o litoral, passou a levar a todo o mundo o pulsar de uma nova comunidade científica, ao mesmo tempo que noticia factos e acontecimentos do maior relevo para a região e para quem, de uma maneira ou de outra, a ela se encontra ligado.

Devo confessar que é precisamente isso que se passa comigo. Embora residindo no Porto, depois de dois anos a correr para a Covilhã para frequentar as aulas de mestrado, guardo tão boa recordações do convívio que mantive com colegas e professores - mas também com as gentes locais - que não mais consegui "desligar" da UBI nem da tão tranquila cidade que a acolhe. Não se estranhe, por isso que, sempre que possível, me meta no carro e arranque para a Covilhã. Garanto que iria nem que fosse apenas para matar saudades, embora, na verdade, nunca me faltem bons motivos para uma nova visita. Mas é claro que não me é possível ir à Covilhã todas semanas. Por isso (e para encurtar razões) pergunto-me neste dia de aniversário: que seria de mim sem o Urbi et Orbi?

Parabéns a toda a equipa na pessoa do seu ilustre Director, Professor António Fidalgo.