Nenhuma lista apareceu para liderar destinos da instituição
Bombeiros Voluntários de Belmonte
Assembleia recusa pedido de demissão da direcção

A assembleia geral, realizada na sexta-feira, 1, nada resolveu. Porém, os sócios recusaram o pedido de demissão da direcção, que terá de apresentar contas até 3 de Abril. Dias Rocha não recusa a hipótese de liderar uma nova direcção


João Alves
NC/Urbi et Orbi


Foi, segundo o presidente da Assembleia Geral, António Dias Rocha, uma das assembleias de sócios mais participadas dos últimos anos. De facto, na sexta-feira, 1, foram muitas as pessoas que acorreram ao salão dos Bombeiros Voluntários de Belmonte para saber qual a real situação económica, financeira e directiva da associação, numa assembleia que tinha como ponto único a eleição de novos corpos sociais. Porém, a mesma nada resolveu, uma vez que nenhuma lista apareceu para ser votada.
Recorde-se que, como o NC noticiou a 18 de Janeiro, os Bombeiros de Belmonte vivem um período algo conturbado, atravessando uma crise directiva e financeira e que, há já quatro anos (desde 1998), não aprova contas. A direcção, liderada por João Lucas Paiva, apresentou a sua demissão, mas esse pedido não foi aceite pela assembleia na última reunião. É pedido à direcção para que se mantenha em funções até dia 3 de Abril, altura em que deverá haver nova assembleia, na qual terá que apresentar as contas relativas a 1998, 1999, 2000 e, se possível, 2001.
"Com esta proposta, que eu personalizei e apresentei à assembleia, sendo aprovada por unanimidade, penso que há condições para aparecer um grupo de pessoas que considere esta instituição. Esta associação não é uma associação qualquer, é a mais importante. Tem de ser respeitada, tem de ser considerada, assumindo as responsabilidades que temos de assumir, quer nós, quer os restantes corpos sociais que havia na instituição. Esperamos que, antes de 3 de Abril, tenhamos condições para virar uma página nesta instituição" salienta o presidente da Assembleia Geral, António Dias Rocha, em declarações à Rádio Caria. Quando confrontado com a hipótese de liderar uma lista para a direcção, Dias Rocha diz que nunca fugiu às suas responsabilidades e que "não ponho de parte essa hipótese, se sentir que o meu contributo, por mais modesto que seja, possa ser útil a Belmonte e à instituição. Estarei sempre disponível" afirma.

Instabilidade afecta trabalho dos bombeiros

Toda a instabilidade directiva acaba por influenciar os próprios bombeiros. Quem o afirma é o comandante da corporação, António Leitão, que em declarações à mesma rádio diz que já existe uma certa desmotivação nos seus homens. "Eles, ao verem que há determinado tipo de acusações que são feitas à direcção, também são atingidos e de alguma forma ficam revoltados, apesar de nada terem a ver com isso. Esta é uma casa que neste momento está a atravessar um momento difícil e que não deveria estar. Devia estar no topo, uma vez que é a associação que serve todos os munícipes do concelho" afirma. António Leitão mostra, no entanto, satisfação pela grande participação na reunião de sexta-feira e diz acreditar "nas promessas de Dias Rocha de que efectivamente o dia 3 de Abril seja uma data limite e de que, nesse dia, iremos ter as contas aprovadas e em simultâneo as eleições, para esquecer tudo que está para trás" salienta o comandante.