João Alves
NC/Urbi et Orbi


A Comissão da toxicodependência, em Castelo Branco, já analisou 40 casos nos últimos sete meses

No distrito de Castelo Branco, 50 por cento dos consumidores de droga têm dependência profunda e os restantes são consumidores ocasionais. Este o dado avançado pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Vitalino Canas, que na quarta-feira, 30, inaugurou em Castelo Branco as novas instalações da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT).
A funcionar há sete meses, o CDT muda agora de instalações e vai para o antigo edifício da ex-Junta Autónoma de Estradas (JAE), junto ao Governo Civil, local para o qual também vai o Núcleo Distrital do Instituto Português da Droga e Toxicodependência. A Comissão tem agora ao seu dispôr vários gabinetes para técnicos, uma sala de reuniões e um gabinete para uma psicóloga, que faz o acompanhamento dos casos que para ali são encaminhados. Para Cecília Dias, a presidente do CDT, este projecto é inovador e visa a dissuasão do consumo, a protecção das pessoas, a diminuição de riscos e a reinserção na vida activa do consumidor. Esta responsável salienta a boa articulação mantida pela Comissão com as forças policiais e diz que, até ao momento, a CDT já analisou 40 casos, com principal incidência em Outubro de 2001 (10 casos). Em Dezembro, por exemplo, não houve nenhum. Destes 40 casos, 19 consumiam heroína e 20 haxixe.
Já Vitalino Canas afirma que a nova maneira de se abordar o problema da toxicodependência, em Portugal (aludindo à nova legislação de Julho de 2001), é um "exemplo pioneiro que está a ser seguido por outros países. O receio da vandalização do consumo não se concretizou. Não há indicadores que mostrem um acréscimo de droga em Portugal" explica o secretário de Estado. Vitalino Canas salienta que as novas instalações da Comissão, em Castelo Branco, de entre as 18 que existem no continente (mais 3 nos Açores e uma na Madeira), são das melhores do País. "Estas Comissões servem para nos dar um retrato do que é a toxicodependência em Portugal. Castelo Branco é um dos sítios em que a Comissão tem menos trabalho, o que significa que o distrito é dos que tem menos problemas" explica este membro do Governo.