Tessaleno Devezas, docente e investigador da UBI, dirige-se no fim de Fevereiro aos Estados Unidos para acompanhar o desenvolvimento informático do seu modelo teórico
Docente conquista prémio internacional
Teoria do Caos explica ciclos económicos

Tessaleno Devezas, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica desenvolveu modelo sobre ciclos económicos através da Teoria do Caos, foi premiado pelo artigo que publicou sobre esta investigação e segue para os Estados Unidos onde irá desenvolver um modelo computacional de aplicação desta matéria.


Por Ana Maria Fonseca


Tessaleno Campos Devezas, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica, foi galardoado com o prémio "Elsevier 2001 Best Paper Prize", pelo artigo publicado na revista "Technological Forecasting & Social Change". O artigo, inovador, explica o início de um modelo desenvolvido pelo docente e investigador, que usa a Teoria do Caos para explicar a periodicidade dos ciclos económicos.
A originalidade está no facto de se pegar partir da Teoria do Caos para a análise destes fenómenos que, normalmente, explica, "são estudados apenas por economistas ". Tessaleno Devessas investiga este modelo há cerca de seis anos. Na sua opinião, o carácter inovador do seu artigo e da sua visão sobre este tema, prende-se com formação que tem em Física e que lhe confere uma abordagem diferente a um tema recente e, normalmente, estudado apenas por economistas. "Em Portugal só o Francisco Louçã desenvolveu uma tese sobre esta matéria", diz.
O artigo premiado, intitulado "The Biological Determinants of Long Wave Behavior in Socioeconomic Behavior and Development", foi o primeiro que escreveu para esta publicação, "a mais conceituada na área da previsão tecnológica", refere.
O modelo, explica o investigador, "é um modelo físico e matemático que tenta explicar a periodicidade dos ciclos económicos através de dois mecanismos essenciais. Em primeiro lugar um geracional e o segundo, uma taxa de aprendizagem que existe numa colectividade humana relativamente à novas tecnologias", esclarece.
O prémio, atribuído todos os anos a um artigo desta publicação, foi desta vez escolhido por um júri internacional para a investigação de mais de 50 páginas que demonstra o modelo dos longos ciclos económicos e sua relação com a evolução tecnológica. Sobre este tema, Tessaleno Devezas tem já um segundo artigo publicado, "que complementa o primeiro" e promete escrever uma terceira parte relaccionada com a forma como os ciclos económicos influenciaram e influenciam o crescimento e desenvolvimento da Internet.
Também através desta investigação, o docente entra no final do mês em licença sabática e dirige-se para os Estados Unidos da América onde trabalhará em conjunto com o Los Alamos National Laboratory e o Lo Santa Fé Institute, onde foi convidado a acompanhar o desenvolvimento de um modelo computacional de simulação para aprofundar e aplicar o modelo teórico que desenvolveu.
O investigador agradece o apoio da UBI que lhe deu "a oportunidade de desenvolver este trabalho", afirma.