Por Ana Maria Fonseca


O "estrelinha" é já um símbolo dos Dias da UBI

Mais uma vez, e à semelhança do que acontece há já vários anos, a Universidade da Beira Interior (UBI) irá abrir as suas portas à comunidade, nos próximos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, através da iniciativa Dias da UBI.
Esta acção tem como objectivo divulgar as capacidades e potencialidades da instituição em termos científicos, técnicos e culturais e constitui uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas organizadas aos diversos Departamentos, Centros e ainda aos Serviços de Documentação.
As inovações da edição deste ano dos Dias da UBI incluem visitas ao Cybercentro, que durante a edição do ano passado ainda não estava em funcionamento, e à nova Biblioteca Central que serão certamente grandes pólos de atracção para os que visitam a UBI.
Outra das novidades, dirigida especialmente aos mais pequenos, é o "Hospital dos Bonecos", iniciativa organizada pelo Departamento de Ciências da Saúde. Os alunos que participam nesta actividade trazem os seus bonecos que "serão analisados pelos alunos da licenciatura em Medicina perante os sintomas referidos pelos miúdos que assim assumem o papel de pais", explica Graça Castelo Branco, responsável pelo Gabinete de Relações públicas da UBI.
O Departamento de Ciências da Educação organiza um concurso que avaliará os textos escritos pelos vários participantes sob o tema "Ser professor é..." e, no final, atribuirá um prémio ao melhor trabalho. Os participantes terão de escrever um texto subordinado a este tema com cerca de 300 palavras e os textos serão analisados por um júri. Este concurso será adaptado aos vários níveis de ensino, uma vez que nestes dias visitam a Ubi alunos "desde a Pré-Primária até ao Ensino Secundário", comenta Graça Castelo Branco.
Até agora, o gabinete de relações públicas da UBI já recebeu cerca de 1700 inscrições de 27 escolas para participar nos dias da UBI. As inscrições só encerram amanhã, quarta feira e por isso espera-se que os número de inscritos atinja ou venha mesmo a superar os valores do ano passado, quando cerca de 2300 pessoas visitaram as instalações da UBI.

Novidades em todos os departamentos

"Normalmente, as áreas mais visitadas pelos alunos do primeiro ciclo são as áreas laboratoriais, nomeadamente os departamentos de Engenharia do Papel e Engenharia Têxtil, onde se pode ver logo os resultados", esclarece Graça Castelo Branco.
Quanto aos mais graúdos, "geralmente escolhem visitar locais que se relacionem com a área que estudam", comenta.
O que não falta é oferta diversificada. Todos os departamentos oferecem actividades variadas e direccionadas para diversas áreas de interesse dos participantes.
"Os vários departamentos introduzem habitualmente variações nos programas, uma vez que há escolas que todos os anos visitam a UBI nestes dias e, por isso, torna-se necessário inserir elementos novos".
E se há alunos de escolas que todos os anos participam nesta iniciativa, por serem geograficamente próximas da instituição, como é o caso das escolas da Covilhã, outros há que vêm de longe para conhecer a UBI. A maioria dos estabelecimentos de ensino são dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, mas "há escolas de locais mais distantes como Mação, perto de Abrantes", afirma Graça Castelo Branco.
O horário das visitas estende-se das 9h30 às 17 horas com intervalo para almoço entre as 12h30 e as 14horas.

 



Programa

Pólo I


UNIDADE DE CIÊNCIAS EXACTAS

Departamento de Matemática

Departamento de Física

Departamento de Química

Departamento de Informática



UNIDADE DE CIÊNCIAS DA ENGENHARIA

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel

Departamento de Engenharia Electromecânica

Departamento de Engenharia Civil

Departamento de Ciências Aeroespaciais



UNIDADE DE ARTES E LETRAS

Departamento de Comunicação e Artes

Departamento de Letras








FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Departamento de Ciências Médicas




CENTROS, MUSEU E BIBLIOTECA





Pólo II E REITORIA










CYBERCENTRO



Pólo IV

UNIDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Departamento de Ciências da Educação

Departamento de Gestão e Economia

Departamento de Sociologia