Em fase de acabamentos, só a chuva pode atrasar a inauguração do Silo-Auto

Silo-Auto abre a 1 de Março


A remodelada Praça do Município é inaugurada no próximo dia 1 de Março. A poucos dias da inauguração a autarquia procede a algumas alterações no projecto.

Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


O novo arranjo arquitectónico da Praça do Município deve estar pronto no dia 1 de Março. A garantia é dada pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto "depois de na última semana ter reavaliado o cronograma dos trabalhos". Só no caso das condições metereológicas não ajudarem é que a conclusão das obras pode atrasar por uma semana. "Se chover e atrasar o acabamento das calçadas em torno da Igreja da Misericórdia, será mais uma semana, menos uma semana", explica o edil. Ao contrário do que estava previsto, a abertura dos Silos-Auto e do Pelourinho não será assinalada com espectáculos musicais. "Na noite de 24 de Abril teremos um concerto do Rui Veloso no Teatro-Cine e no dia 25 vamos assinalar a abertura da Praça do Município com um espectáculo musical durante toda a tarde, a partir das 15 horas, com artistas nacionais e locais", salienta Carlos Pinto.
Os trabalhos do parque subterrâneo com capacidade para 400 viaturas estão adiantados e só falta a instalação do ar condicionado para que a infraestrutura comece a receber viaturas. Quanto a um possível período de experimentação, Carlos Pinto adianta que é uma "decisão que cabe à empresa e não à autarquia", no entanto "já recebeu indicações do construtor de que a empresa iria dar essa possibilidade".
Entretanto vai haver uma rectificação no centro da Praça com vista ao alargamento da via no acesso da rotunda à Rua Visconde da Coriscada. Carlos Pinto explica que a correcção surge porque "houve um erro de projecto, entre a primeira opção que previa a construção de uma escadaria e a segunda, com uma rampa" e que "vai facilitar a vida aos automobilistas que têm de fazer a curva". Ainda no que diz respeito às obras feitas à superficíe, o conjunto de colunas em mármore escolhidas para o centro da rotunda em frente ao edifício dos Paços do Concelho tem provocado as mais diversas opiniões da população, mas Carlos Pinto "gosta e acha bonito". O presidente da Câmara Municipal da Covilhã considera que "toda a arte é polémica" e aconselha "algumas das pessoas que se têm pronunciado a aguardar pelo acabar da Praça, nomeadamente pelo efeito luminoso que está a ser trabalhado" para fazerem uma apreciação global. "Será uma das mais belas praças do País", sublinha o edil.