III Divisão- Teixosense compromete
Sertanense à espreita da promoção

Depois da vitória frente ao Caranguejeira, o Sertanense iguala o segundo classificado em pontos. O Teixosense continua a fundar-se na tabela. O Sernache regressa derrotado de Torres Novas e coloca-se numa posição perigosa.

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi

 

O Estrela de Portalegre continua a sua caminhada triunfal na Série D da III Divisão. Na última jornada, a turma de Francisco Beirão ainda não perdeu e só por uma vez, frente ao Sernache, cedeu um empate. Os alentejanos são os líderes incontestados da competição com 61 pontos em 63 possíveis. Contudo, as surpresas da tabela não se ficam por aqui. No distrito de Castelo Branco outra equipa se constitui como uma surpresa do Campeonato: o Sertanense. Os homens orientados por Kikas, que no início da prova apenas aspiravam à manutenção, já sonham com a promoção à II B. O conjunto beirão vai somando triunfos e soma agora os mesmos pontos que o segundo classificado, o Lourinhanense, que este fim-de-semana empatou a uma bola em Porto de Mós. O Sertanense, por seu lado, recebeu e levou de vencida a formação do Caranguejeira (3-1). O extremo esquerdo César acabou por ser a figura do encontro ao apontar dois dos golos da formação da Sertã aos 5 e aos 32 minutos. Silva ainda reduziu para a turma leiriense mas, aos 86 minutos, Hélder Guia deu o "golpe final" nas esperanças do Caranguejeira ao apontar um golo, redimindo-se de uma grande penalidade desperdiçada.

Teixosense empata e afunda-se na classificação

Menos bem continua o Teixosense. A formação orientada por Tó Real continua a falhar em momentos decisivos e a ser perseguida pelo azar. Em casa, frente ao União de Almeirim, os verde-negros entraram a pressionar mas não conseguiam aproximar-se da área adversária. Aliás, a primeira oportunidade pertenceu mesmo aos visitantes quando, aos 14 minutos, o central Hugo atira por cima. O Teixosense tentava responder mas só em cima do apito para intervalo conseguiu pôr em perigo a baliza à guarda de Telmo: a bola é colocada do lado esquerdo para a entrada da pequena área, mas Costa vê o seu remate ser devolvido pelo poste da baliza ribatejana.
Na abertura da segunda parte dá-se o caso do jogo: Hugo mete a mão à bola dentro da grande-área mas tanto o árbitro Pedro Mansinho como o seu auxiliar mandam seguir perante os protestos dos jogadores e público da casa. Aos 63 minutos o guardião Hélder sai dos postes e comete falta à entrada da área sobre Cruz, quando este se encontrava em situação privilegiada para fazer golo. Mesmo a jogar reduzido, o Teixosense foi sempre a equipa mais perigosa, não conseguindo, porém, materializar a sua superioridade em golos. A partida terminou empatada sem golos, resultado que mantém a turma do Teixoso na penúltima posição da tabela, a cinco pontos da manutenção.
Sensivelmente a meio da tabela, mas a apenas três pontos da linha de água, o Vitória de Sernache não conseguiu evitar a derrota (2-0) no terreno do Torres Novas. Na próxima jornada, a 22ª, a turma de Carlos Coelho recebe a visita do Peniche, enquanto o Teixosense tem uma deslocação ao Alentejo para defrontar o Portalegrense e o Sertanense viaja até ao terreno do Riachense.