João Alves
NC/Urbi et Orbi


A viticultura é uma das vertentes a ser explicada no novo Centro de Formação Profissional

É hoje inaugurado, pelas 10 horas, na Quinta de Lamaçais (situada junto à estrada que liga a Covilhã a Caria, no concelho de Belmonte), o Centro de Formação Profissional Agrário da Cova da Beira, numa cerimónia que irá contar com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vítor Barros.
Esta trata-se, no mínimo, de uma iniciativa inédita e pouco usual na região, o de avançar com um centro de formação dedicado à agricultura. O director da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), Rui Moreira, adianta que não se trata de um grande centro, que conte com alojamento e dormidas, mas sim de um local em que se possa dar condições a quem queira especializar-se e aprender mais nesta área da economia. "A Cova da Beira é muito produtiva, no que diz respeito a cursos de formação nesta área. Era uma grande necessidade, já que não havia um sítio específico onde as actividades pudessem decorrer" explica Rui Moreira.
O responsável da DRABI enaltece ainda o papel que a criação deste centro vai ter na recuperação de um edifício que já se encontrava degradado, naquela quinta. "Havia já o risco de ruína. Surgiu esta oportunidade,, candidatámos o projecto e vamos inaugurar o centro, embora ele ainda não esteja concluído na totalidade, já que falta fazer alguns pequenos arranjos na zona envolvente" afirma Rui Moreira. O Centro de Formação Profissional Agrária da Cova da Beira será especializado em duas vertentes, nomeadamente a fruticultura e viticultura. Serão apenas três ou quatro salas que vêm colmatar uma "necessidade da região".
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vítor Barros, inaugura ainda hoje, pelas 12 horas, o aproveitamento hidroagrícola de Alfaiates, no concelho do Sabugal, e à tarde, pelas 16.30 horas, visita as obras do aproveitamento hidroagrícola do Açafal, em Vila Velha de Ródão, que se encontra em fase de conclusão. Pelas 18.30 horas participa na sessão de encerramento do seminário sobre "Perspectivas de Desenvolvimento do Pinhal Interior", no auditório da Câmara Municipal de Vila de Rei.