António Fidalgo

Sucesso escolar e silêncio na biblioteca


Que tem a ver o sucesso escolar numa universidade com o ambiente de silêncio na respectiva biblioteca? Muito. O factor básico, imprescindível, do sucesso escolar é o estudo. De professores e alunos. Um professor que estuda é um professor que ensina melhor e um aluno que estuda é um aluno que aprende muito melhor. Debata-se o que se debater nas questões do sucesso escolar, o fundamental é o estudo. A não ser que se confunda sucesso escolar com o sucesso fácil de quem é passado administrativamente, ao colo, ou por outras vias que nada têm a ver com o saber.
Felizmente parece que os portugueses se deram finalmente conta de que o sucesso se conquista com trabalho árduo e não com conversa fiada. O mesmo vale para o sucesso escolar. Não há sucesso se não houver estudo e as bibliotecas são os locais privilegiados de estudo dentro de uma universidade.
Ora o estudo acontece em ambiente de silêncio. Não se pode estudar numa sala com barulho, com pessoas a falar em grupo e a ouvir telemóveis a tocar (e a responder às chamadas durante quartos de hora!!!).
UBI tem uma nova biblioteca com todas as condições físicas de trabalho. Infelizmente há quem confunda uma biblioteca com uma sala estudo em grupos. Errado, errado. Nem uma biblioteca é um armazém de livros, onde apenas se vai para requisitar um livro, nem uma sala de estudo de grupos, a dois, a três, a quatro ou mais. Uma biblioteca é o templo dos livros onde se vai para estudar. Em silêncio.
Tem de haver uma lógica dos espaços. Vamos ao café para beber café, embora o pudéssemos fazer em casa, vamos à igreja para rezar, embora o pudéssemos fazer em casa, vamos à discoteca para dançar, embora o pudéssemos fazer num salão qualquer, e mesmo em casa temos uma divisão de espaços, sala para estar, para comer, para dormir, etc. Numa universidade a biblioteca é o local por excelência de estudo de livros, por livros, com livros e para livros (é desse estudo que muitos livros nascem).
Quem não entende isto, provavelmente não deveria andar numa universidade.