Os vinhos serranos estão à prova, em Junho, no III Concurso Internacional "Cidade do Porto" e mostram-se, depois, na Expovinis 2002
Cooperativa na competição internacional "Cidade do Porto"
Vinhos da Covilhã contra "os melhores do mundo"


A Adega da Covilhã leva 13 vinhos ao III Concurso Internacional "Cidade do Porto". O evento decorre em Junho e é seguido da EXPOVINIS 2002, certame em que a Cooperativa covilhanense também participa.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Entre os dias 10 e 15 de Junho, a Adega Cooperativa da Covilhã participa no III Concurso Internacional de Vinhos "Cidade do Porto". O evento, organizado pela Câmara de Agricultura do Norte, com a patronagem do Office International de la Vigne et du Vin (OIV) e da Union International des Oenologues (UIOE) e patrocinio da Amorim, é considerado "uma ferramenta essencial na promoção de vinhos de qualidade" e tem já uma imagem e um nome crediveis, assentes "na fidelidade de muitos agentes económicos".
A Cooperativa covilhanense não quer deixar passar a oportunidade de expôr as suas castas e enviou já à organização os nomes dos produtos escolhidos para o Concurso. Assim, entram em competição, na secção dos tintos, o Colheita do Sócio (1999), Colheita do Sócio Superior (1999), Piornos-Jaen (2000), Piornos-Trincadeira (2000), Piornos-Jaen (2001), Piornos-Trincadeira (2001), Piornos-Tinto Roriz (2001), Piornos-Rufete (2001) e Piornos-Alfocheiro Preto mais Touriga Nacional (2001). Na casta dos brancos, a Adega leva a concurso o Piornos-Síria (2001), Piornos-Arinto (2001) e Piornos ( 2001). A estes junta-se ainda o vinho espumante branco, denominado Cova Juliana (2000). No seguimento do Concurso Internacional, a Cooperativa marca presença, entre os dias 20 e 22 de Junho, na EXPOVINIS 2002- 1º Salão Internacional de Vinhos a realizar no pavilhão da Feira Internacional do Porto (EXPONOR). Neste evento especializado, onde se concentram as principais empresas, a Adega da Covilhã apresenta, além dos produtos referidos anteriormente, todos os restantes vinhos, aguardentes e licorosos.
Para o responsável da Cooperativa, Pedro Gouveia, as expectativas, aliadas à qualidade do vinho que produz, são as melhores. "Confiamos na qualidade daquilo que produzimos e gostaríamos, pelo menos, de ficar com as mesmas medalhas que temos ganho anteriormente", refere. É por isso que, apesar de não subestimar o valor da concorrência, Pedro Gouveia acredita num bom resultado: "Estamos em crer que temos vinhos melhores que o ano passado e como as críticas de vários enólogos têm sido muito boas, estamos optimistas". As inscrições no Concurso estendem-se até 29 de Março e a data limite de envio das amostras é o dia 30 de Abril. Os vinhos premiados são expostos na EXPOVINIS deste ano, bem como na sua homóloga do próximo ano, em São Paulo, no Brasil.