O material apreendido enche, neste momento, a garagem da GNR da Covilhã
Operação da GNR no Ferro
Quinta escondia 200 mil euros de material roubado




João Alves
NC/Urbi et Orbi


A GNR da Covilhã recuperou no último fim-de-semana, numa quinta junto à localidade do Ferro, material roubado no valor de 200 mil euros (cerca de 40 mil contos). Este foi, segundo o capitão Albino Tavares, o culminar de investigações que já decorriam há dois meses e que permitiu recuperar material proveniente de 30 a 40 furtos realizados nos concelhos da Covilhã e Fundão.
Assim, a garagem da GNR da Covilhã acaba por ficar quase lotada com material que vai desde motocultivadoras, motorizadas, material de mecânica, material eléctrico, louça de casa de banho, motores de rega ou uma simples caixa de ferramentas. Esta foi, segundo a GNR, uma das maior apreensões realizadas este ano. "Foi detectado o local e efectuámos mandatos de busca. Todos estes objectos estavam tapados por palha e espalhados. Havia, inclusive, uma parede falsa no local", explica o capitão Albino Tavares. Segundo a GNR, por trás destes roubos estará uma rede organizada, da qual a força policial já registou "alguns suspeitos". "O material estava num barracão dos pais de um dos indivíduos, mas devia haver mais a roubar. Depois, armazenavam o material", explica Albino Tavares. Depois, o material seria vendido, de modo a conseguirem-se alguns lucros. "Alguns dos objectos já lá estavam há três anos", salienta Albino Tavares.
O capitão da GNR da Covilhã diz, no entanto, que não tem havido um aumento de furtos no concelho, mas que de algum tempo a esta parte se notava "uma grande propensão para este tipo de material".