Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


As vacinas contra a meningite, à venda nas farmácias, são eficazes na prevenção de 50 por cento dos casos

A meningite atacou em vários pontos do País e a sombra da doença também chegou à Covilhã. Ainda que o número de portugueses infectados por meningite nos primeiros 45 dias deste ano seja inferior ao do mesmo período em 2001, o receio tomou conta dos pais covilhanenses. O NC contactou as seis farmácias da cidade e a resposta foi uma só: as vacinas contra a meningite esgotaram.
A situação chegou a este limite desde que foi noticiado o falecimento de quatro crianças, uma delas natural de Seia. Entretanto, são conhecidos mais três casos, que, segundo o Director Nacional de Saúde, devem ser vistos como "esporádicos". Em declarações ao "Jornal da Noite", da SIC, na última segunda-feira, 18, Pereira Miguel reafirma que não há nenhum surto de meningite, e que os casos "estão dentro do que seria esperado". A corrida às vacinas, no entanto, é uma realidade. No mercado, actualmente, estão à venda vários tipos, eficazes na prevenção de 50 por cento dos casos. Aquilo que o NC verifica, no contacto com as farmácias, é que as mais procuradas, na Covilhã, são a "Meningitec" e a "Prevenar". De acordo com a directora técnica da Farmácia Crespo, Rosa Maria Abreu, "as pessoas entraram em fase de alarme e foi no fim-de-semana que mais se verificou a compra, uma vez que a comunicação social empolou a questão". Na farmácia que dirige não houve falta de vacinas, a não ser a "Meningitec". No entanto o stock foi reposto na terça-feira, 19. "É perfeitamente natural que tenham esgotado, no entanto não temos nenhuma informação do Ministério da Saúde para que se constitua uma situação de alarme". Quem o afirma, por sua vez, é Maria de Fátima Proença, directora técnica da Farmácia Mendes. Aqui, tanto a "Meningitec" como a "Prevenar" acabaram e a directora considera que apesar de não haver razões para pânicos, "significa que as pessoas se estão a precaver".

Medicação não comparticipada

A vacinação das crianças não está prevista no Plano Nacional de Saúde, as vacinas têm um preço relativamente elevado, não são comparticipadas pelo Estado e só podem ser dadas por receita médica. Segundo o que o NC apurou, cada dose da "Meningitec", colocada recentemente no mercado, custa 35 euros (sete mil escudos), enquanto que a "Prevenar" ronda os 70 euros (14 mil escudos). Embora qualquer pessoa seja susceptível de contrair uma meningite, as crianças mais novas são especialmente afectadas pela doença, nomeadamente do tipo meningocócito (provocada por bactérias chamadas meningococos), também vulgarmente conhecida por meningite do tipo C. No que diz respeito à região Centro e de acordo com as declarações do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS), "a situação não é pior, antes pelo contrário". José Cabeças, à Agência Lusa, realça que, em 2002, os casos notificados de meningite são 27, enquanto que nos primeiros 45 dias do ano transacto, esse número atingiu os 57.
Contactado pelo NC, o director do Serviço de Urgências do Centro Hospitalar Cova da Beira, Miguel Castelo Branco, diz, também, que não existe motivo para medo, uma vez que, "pelos dados oficiais, o número de casos não é anormalmente grande". E adianta: "Durante o último fim-de-semana, não houve nenhum caso ou suspeita de meningite que tivesse sido notificado nas Urgências do Hospital da Covilhã".

 



Mais de 500 mortes por ano



Todos os anos a história repete-se. Em Portugal, devido à meningite, e segundo informações recolhidas pelo NC, são assinadas mais de 500 certidões de óbito, ficando outras tantas com sequelas que as obrigam a receber tratamento médico constante. Ao mesmo tempo, são mais de dois mil os internamentos hospitalares provocados pela doença.
A meningite, genericamente, é uma inflamação dos tecidos que envolvem o cérebro. Pode ser causada por uma bactéria ou por um vírus, sendo as bacterianas mais graves, podendo, inclusivamente, levar à morte das pessoas infectadas, em 15 por cento dos casos. Quanto aos sintomas-padrão, a rigidez do pescoço, é dos mais tipícos da meningite. A doença é acompanhada de febre, geralmente alta, e de dores musculares e nas articulações. Torna-se também visivel em erupções cutâneas com forma de manchas avermelhadas. As bactérias que dão origem à doença podem estar no seu portador sem se manifestarem e contaminarem terceiros através do contacto directo. E se para a meningite existem vacinas que previnem cerca de 50 por cento dos casos, já para o tipo B de meningococos, ainda não existe qualquer vacina. Se por acaso, falha a prevenção, o tratamento é feito através de injecção de altas doses de antibióticos.