Por Ana Maria Fonseca


"Tudo sobre Hitchcock" é um dos programas confirmados para a edição deste ano

"O estatuto de um festival ganha muito com esta entrada para a coordenação", comenta Pedro Ramos sobre a candidatura à coordenação do Eurofilmfest.
Tudo aponta para mais um passo em frente na afirmação deste certame, passando, caso se confirme, a ser o sexto festival de cinema português a participar na coordenação do Eurofilmfest, a par do Fantasporto, do Festival de Vila do conde, do Cinanima de Espinho, do Festival de Tróia e do Festival de cinema do Algarve.
Sobre a condição de o Imago entrar para a coordenação de festivais europeus, está já está reservado um programa que engloba 10 curtas metragens realizadas por toda a Europa comunitária com o apoio de instituições e autarquias locais, dedicado ao "Cinema em Regiões". Este programa será coorganizado com o festival de Clermont- Ferrand.
Alfred Hitchcock marcará uma forte presença na edição de 2002, através de um dos programas já confirmados. Dedicado a um dos mais conceituados e admirados realizadores do Mundo, "Tudo sobre Hitchcock" é um programa composto por abordagens experimentais sobre a filmografia, música e alguns elementos fundamentais da sua obra, feitas em vários países.
"Devem entrar 12 a 15 curtas dedicadas e reinterpretadas a partir da obra deste grande realizador, provenientes de vários locais, desde a Coreia aos Estados Unidos", explica o presidente do Cineclube da Beira Interior.

Festival decorre só na Covilhã

A sessão de abertura deverá estar ligada a este programa e, mais uma vez, o maestro Luís Cipriano está convidado a dirigir uma produção a partir de obras do compositor das músicas dos filmes de Hitchcok, Bernard Herman. "Psico", "Vertigo" ou "O Homem que Sabia Demais" são alguns exemplos de bandas sonoras que poderão ser ouvidas em Setembro próximo, aquando da sessão de abertura do Imago 2002.
Sírio Sechi, realizador italiano, já confirmou a sua presença para orientar um workshop na área de animação que une as novas tecnologias aos antigos métodos de animação. "Sírio Sechi utiliza o programa Quick Time, aliado à animação tradicional a partir do desenho manual", explica Pedro Ramos.
Também nos prémios há novidades. Além dos prémios habituais, em dinheiro, este ano um júri do programa Onda Curta irá atribuir os direitos para que o filme premiado por este júri seja exibido neste programa da RTP 2.
Por outro lado, além do júri internacional, decorrem neste momento negociações com o Instituto Português da Juventude, de forma a elaborar um concurso a nível nacional que leve à constituição de um júri jovem. Será pedido aos candidatos uma crítica sobre um filme e um texto que justifique o facto de quererem ser júris do Imago. Cinco elementos, devendo 1 ser do distrito de Castelo Branco, serão seleccionados. Em contrapartida é oferecida aos cinco escolhidos, a possibilidade de passarem uma semana na Covilhã, com tudo pago, e assistir ao Imago.
Este ano o festival vai realizar-se só na Covilhã "podendo haver extensões posteriores", ressalva Pedro Ramos, mas não simultâneas. De 30 de Setembro a 6 de Outubro o festival decorre na Covilhã e só depois dessa data e até ao fim do mês de Outubro, levará secções do festival a outras paragens. O Cinema 222 em Lisboa, é um dos locais onde já está combinada uma exibição.

Programa especial para escolas

Outra das novidades é para os mais novos. Durante as manhãs de terça a sexta feira da semana em que decorre o festival, haverá um programa especial para as escolas. Para esse efeito, a organização vai escolher "algumas metragens presentes no festival, que mais se adequem a este público", e haverá sessões especiais para as escolas.
Para a edição de 2002 já há realizadores inscritos para a secção competitiva, alguns contactos e realizadores convidados, mas as inscrições só terminam em meados de Julho. Pedro Ramos prevê que estejam em competição entre 32 a 40 filmes.
A retrospectiva seguirá as linhas das anteriores edições e será dedicada ao realizador Guy Maddin que venceu a edição 2001 com a curta "The Heart of The World" (O Coração do Mundo). Este convidado, considerado o "David Lynch australiano", ainda sujeito a confirmação, dará origem a um programa de seis curtas e dois de longas metragens sobre as suas obras, "e esperamos também tê-lo como convidado do júri", refere Pedro Ramos.
Também os programas paralelos, a retrospectiva, a prospectiva, o festival de curtas, a sessão de abertura e a de encerramento vão manter-se. "A estrutura será semelhante ao ano passado", esclarece Pedro Ramos.
O Imago mantém ainda as fontes de funcionamento de outras edições. A nível local conta com apoio da Câmara Municipal da Covilhã e do IPJ, a nível regional é apoiado pela delegação de Castelo Branco do Ministério da Cultura e, a nível nacional, apoiado pelo ICAM.

 






"Copy Shop" nomeado pela academia de Holywood

Um dos filmes premiados na edição 2001 do Imago, com o prémio do júri, está nomeado pela academia ao Óscar de melhor curta metragem na categoria de ficção.
trata-se de "Copy Shop", do australiano Virgil Widrich, escolhido pelo júri do Imago 2001 "Porque é inteligente e criativo. Mostra uma utilização adequada da tecnologia para expandir o conceito do filme".