Por Ana Maria Fonseca


O cartaz da VI edição do Ciclo de Teatro Universitário

Não só de Teatro se faz a VI edição do Ciclo de Teatro Universitário, que decorre de 12 a 16 de Março sob a organização do Teatr'Ubi.
Este ano, além do habitual Ciclo de Teatro Universitário, no qual participam vários grupos universitários nacionais e espanhoís, o certame incluí mostras de cinema, música, através de um workshop de improvisação musical, poesia e ciberarte, uma mostra que alia música e imagem.
"Não queremos que o Ciclo de Teatro Universitário se restrinja apenas à mera apresentação de teatro universitário. Pretendemos também promover outras actividades que, tendo como núcleo temático o Teatro, permitam o contacto com outras artes e que sirvam de motivo para a formação pessoal de cada um de nós, actores e público, enquanto partes integrantes de um espectáculo, qualquer que este seja", esclarecem, em comunicado à imprensa.
O certame divide-se em diferentes temas e também em diversos espaços. Este ano o Ciclo decorre entre a Sala de ensaios da AAUBI, e o Teatro-Cine da Covilhã, estendendo-se também aos bares Chemistry e Fora d'Horas.
O teatro continua a ser a arte predominante neste certame e, por isso, estão convidados grupos de teatro universitário de vários pontos da Península Ibérica.
"Com o Ciclo de Teatro tentamos promover algumas das marcas ideológicas caracterizadoras do chamado Teatro Universitário, tais como o experimentalismo, a divulgação novos autores, textos e estilos", sublinha a organização.
Pelo sexto ano consecutivo o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que este ano engloba outras artes, trás à Covilhã, durante uma semana, um momento cultural que não se dirige só aos estudantes mas a toda a comunidade.
No âmbito da Mostra Internacional de Teatro Universitário que decorre em Ourense, Espanha, o TeatrUBI foi também convidado a apresentar o seu trabalho no palco do Teatro Principal de Ourense.

 



Uma semana de teatro e outras artes


T E A T R O


12 de Março, 21h30, Teatro-Cine da Covilhã
BODAS DE SANGUE de Federico Garcia Lorca
Maricastaña, Aula de Teatro de Ourense, Universidade de Vigo
, Espanha
Versão e direcção Fernando Dacosta
Interpretação Toño Iglesias, Mónica G. Sueiro, Begoña Maira, Óscar Ortega, Begoña Díaz, Marta G. Novoa, Pili Romero, Sonia de Sendón, Carlos Rafael, Iria de Pazos, Xaime Mateo, Daniele Tommasini


13 de Março, 21h30, Teatro-Cine da Covilhã
AMARGURAS baseado em textos de Bernard-Marie Koltès
Círculo de Instrução Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), Universidade de Coimbra
Encenação Paulo Castro
Interpretação Ana Madureira, Ana Monteiro, Ana Rita Miranda, Hugo Gama, Hugo Tiago Martins, Isabel Nogueira, José Carlos Quintela, Luís Filipe Rocha, Maria João Enes, Pedro Bastos, Ricardo Trindade, Sal., Sandra Ribeiro e Sónia Gonçalves


14 de Março, 21h30, Teatro-Cine da Covilhã
A METAMORFOSE de Franz Kafka
Sin-Cera, Universidade do Algarve
Encenação Pedro Wilson
Interpretação Ana Marta Brito, Eliana Fernandes, Filipa Fiorillo, Fúlvia Almeida, Nuno Murta, Rui Cabrita, Samuel Viana, Sónia Esteves, Tiago Vasco e Vera Rodrigues


15 de Março, 21h30, Sala de Ensaios da Sede da AAUBI
KARTOTEKA de Tadeusz Rózewicz
Grupo de Teatro de Letras, Universidade de Lisboa
Encenação Ávila Costa
Interpretação Cristina Ferrão, Daniel Marques, Inês Alves, João Marcelo, Maria Pinto, Mauro Matias, Patrícia Correia, Paula Antunes, Ricardo da Silva, Rui Teigão e Sónia Ribeiro


16 de Março, 21h30, Teatro-Cine da Covilhã
A UNHA E A CARNE (criação do grupo)
Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico, Lisboa
Encenação Susana Vidal
Interpretação Alexandre Ribeiro, Fernando Marques, Gustavo Vivente, Luís Pedro Coelho, Margarida Figueiredo, Maria Manuel Viana, Miguel Manso, Sara de Castro e Vasco Freire




P O E S I A

12 de Março, 24 horas, Bar Fora d'Horas
(Isto não é um) Pesadelo...
...(Algo mais que uma) Sessão de Poesia

Carlos Ramos
, Sessão de Poesia



C I N E M A


13 de Março, 24 horas, Sala de Ensaios da Sede da AAUBI
CINEMA de Fernando Lopes
Realização Fernando Lopes
Produção Rogério Ceitil Audiovisuais/Porto 2001


CINEMAMOR de Jacinto Lucas Pires
Realização Jacinto Lucas Pires
Produção Pedro Caldas

14 de Março, 15 horas/24 horas, Sala de Ensaios da Sede da AAUBI
DENTRO de Regina Guimarães e Saguenail
Montagem e realização Regina Guimarães e Saguenail

Esta sessão, que se iniciará pelas 15 horas, contará com a presença dos realizadores para perguntas e eventual conversa no final da exibição.

JULIÃO SARMENTO: FLASHBACK de Renata Sancho
Realização Renata Sancho
Produção Laboratório de Ciação Cinematográfica

15 de Março, 23 horas, Teatro-Cine da Covilhã
Movie Kicks 4
NOSFERATU de W. Murnau



M Ú S I C A

16 de Março, 24 horas, Bar Fora D´Horas
Workshop de improvisação musical, ministrado por Bitocas, da Associação Cultural D'Orpheu, em conjunto com elementos da EPABI, e que culminará na apresentação pública no encerramento do Ciclo de Teatro.



C I B E R A R T E


15 de Março, 24h30, Bar Chemistry
Combinar a música e a imagem, através de trabalhos em ciber arte de participantes do concurso Jovens Criadores 2000 e de alunos da Universidade de Aveiro, numa espécie de simbiose improvisada entre estas duas formas comunicacionais.