Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Jorge Pinto corta a meta depois de uma corrida de 1 hora e 10 minutos

Pelo quarto ano consecutivo, a Meia Maratona "Todos pela Justiça", com percurso entre os tribunais da Covilhã e Fundão, "arrastou" até à Cova da Beira atletas e funcionários judiciais de todos os pontos do País.
Com cerca de 250 inscritos na prova principal, o pelotão acabou por arrancar com pouco mais de 200 da cidade covilhanense. Um número que Rui Alves, director da prova, considera "aceitável, uma vez que nenhuma corrida nesta zona consegue ter mais atletas". Para o responsável da organização, mais importante até que a prova em si "foi o convívio entre os cerca de 500 oficiais de justiça que este ano se deslocaram à região, contribuindo para a sua divulgação por todo o País". Apesar de ter sido organizada com pouco mais de mês e meio de antecedência, Rui Alves considera que, em relação ao último ano, "houve uma melhoria em termos de espectáculo e qualidade, para além da presença de Rosa Mota, que foi um incentivo para os atletas". Para o próximo ano, o Sindicato dos Funcionários Judiciais pretende organizar a prova de novo entre Fundão e Covilhã. Rui Alves assume que preferia que a prova fosse realizada noutra localidade, mas afirma-se disponível para uma quinta organização, "até porque o mecanismo já está todo montado". De qualquer modo, avisa, "a realizar-se no mesmo sítio, terá que começar a ser organizada com, pelo menos, meio ano de antecedência"

Colectivo do Benfica do Fundão mais forte

O grande vencedor do último domingo acabou por ser Jorge Pinto, da GNR de Braga. O representante minhoto terminou o percurso, de cerca de 21 quilómetros, em uma hora, 10 minutos e 16 segundos, menos 14 que o segundo classificado, Vítor Cordeiro, do AC Portalegre. Valeriano Figueiredo, da Portugal Telecom (PT), concluiu a corrida na terceira posição.
Na competição feminina, Vitorina Mourato, de Portalegre, conquistou o primeiro lugar do pódio, seguida de Fátima Neves, da PT, e Lurdes Monteiro, do CDC Pinheiro. Júlio Costa, da Salvador Caetano Ovar, António Real, desta feita com as cores da Casa do Benfica do Fundão, Torcato Moreira, de Esposende, e Francisco Fernandes, a nível individual, foram, respectivamente, os vencedores nas categorias I, II, III e IV de Veteranos. Na competição colectiva, a vitória coube à Casa do Benfica do Fundão - Jofre, seguida do CSCT Serviços Prisionais, no segundo lugar, e do CM Lisboa, na última posição do pódio.