III Divisão- Primeira vitória fora
Teixosense ganha em Portalegre


O Desportivo Teixosense conquista primeira vitória fora de casa e aproxima-se de lugares mais seguros. Sertanense perde mas mantém o terceiro posto enquanto aguarda a visita do segundo classificado.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi

 

A deslocação ao Alentejo foi talismã para a equipa de Tó Real. Em Portalegre, o Teixosense apresentou como principal novidade a inclusão do guarda-redes suplente Jorge Ortiga, em substituição do titular castigado, Hélder Cruz. Quase a começar o desafio, o Portalegrense quase marca, mas a bola sai alta. Na resposta, e na sequência de um livre marcado do lado direito do seu ataque, Real coloca a bola ao segundo poste, onde aparece Paulo Chasqueira a cabecear à barra da baliza de Teixeira. A turma da casa cedo quis tomar as "rédeas" do jogo e empurrar os serranos para a sua retaguarda. Só que, a defesa comandada por Pedro Dias nunca permitiu grandes veleidades à formação caseira. Aliás, o Teixosense não se atemoriza e responde na mesma "moeda". O nulo ao intervalo justificava-se.
Na segunda parte, houve mais emoção. Quase no reatamento, Dário tem nos pés o golo inaugural, só que, depois de passar pelo guarda-redes Teixeira, o remate encontra a defensiva local pelo caminho. Com boas triangulações e rapidez no passe, o Teixosense tentava criar desequilíbrios. David Leite, Real e, essencialmente, Ricardo preocupavam o Portalegrense onde Luís Caronho, irmão do jogador Teixosense, Nuno Caronho, comandava a defensiva. Até que, aos 27 minutos, o Teixosense adianta-se no marcador. Cláudio executa um remate rasteiro e colocado, por entre uma "muralha" de pernas e faz golo. Os serranos ganham ânimo, mas é o Portalegrense que toma a iniciativa do jogo. Filipe Romão e Mário Jorge põem à prova as capacidades de Jorge Ortiga que ia negando o empate. Aos 37 minutos, a "estocada" final. Depois de um ataque portalegrense, a bola é ganha por Cláudio, que passa a Ricardo, este progride, tabela com Spencer e faz o passe final para Dário. O avançado, descaído sobre o lado direito, desfere um grande remate com o pé esquerdo ao ângulo da baliza de Teixeira, que não consegue evitar o segundo tento dos forasteiros. Óscar e Pedro Dias destacam-se mas é Costa que substitui Ortiga e salva o golo. E na sequência de um remate que o guardião teixosense defende à primeira, Índio reduz. Os serranos tremem e reforçam a defensiva, mas os minutos finais são de sufoco. O Teixosense conquista, assim, a primeira vitória extra muros e sobe um lugar na classificação.

Sertanense mantém terceiro posto

O fim-de-semana não foi, aliás, de boa memória para as equipas de Portalegre. Em Almeirim, o União local colocou um ponto final na invencibilidade do Estrela que, ainda assim, lidera confortavelmente a tabela.
Na luta pelo segundo posto, que dá direito a promoção, o Sertanense perde no terreno do Riachense (1-0). Os pupilos de Kikas mantêm, no entanto, a terceira posição e continuam nos calcanhares do Lourinhanense que não soube aproveitar o deslize da turma da Sertã e empatou a duas bolas na recepção ao Bidoeirense. A meio da tabela, o Vitória de Sernache voltou a afastar-se da linha de água ao vencer em casa a formação do Peniche por 2-1. Na próxima ronda, os homens de Carlos Coelho deslocam-se a Alqueidão da Serra e o Teixosense recebe o Caranguejeira. Contudo, as atenções vão estar centradas no derby da cidade de Portalegre e no embate entre Sertanense e Lourinhanense, em luta directa pela segunda posição da tabela.