NC/Urbi et Orbi


No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu na terça-feira, 19, a assinatura do contrato de construção do novo edifício da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT), situada em Seia. O custo da obra ascende aos dois milhões e 700 mil euros (cerca de 540 mil contos).
O processo foi desencadeado pelo ex-presidente do IPG, Álvaro Bento Leal, como fizeram questão de sublinhar o actual responsável, Jorge Mendes, e o autarca de Seia, Eduardo Brito. Para o edil, aliás, a concretização deste projecto, "em que Bento Leal colocou um grande empenho", é, para Seia e todo o distrito guardense, "que ainda não tirou do Instituto todo o proveito", uma valorização. Ainda de acordo com Eduardo Brito, a Câmara Municipal vai colocar à disposição do IPG um edifício no centro histórico, para a instalação, a curto prazo, de uma residência de estudantes. "Resolvemos o problema dos alunos e damos mais vida à área histórica", justifica o presidente. Para o presidente do Politécnico, por sua vez, a assinatura do contrato de construção do edifício da ESTT é um "acto simbólico que marca o arranque definitivo da edificação do novo estabelecimento".
Já no que diz respeito à criação da Escola Superior de Saúde da Guarda, Jorge Mendes afirma: "O processo foi todo entregue na Secretaria de Estado do Ensino Superior, quer o pedido formal da passagem da Escola Superior de Enfermagem a Superior de Saúde, quer as propostas concretas de cursos para funcionarem em 2002/2003, nomeadamente Radiologia e Farmácia. Mas, apesar de todos os esforços, ainda não temos uma resposta oficial". O responsável, todavia, realça que "existe uma comissão de avaliação/estudo dos cursos na área da saúde, nomeada pelo actual Governo, que tem que se pronunciar sobre esta e outras escolas e cursos".

Qualificação dos docentes a subir

Um ano depois de ter tomado posse como presidente, Jorge Mendes comenta que "este foi um período tranquilo, onde se efectuou muito trabalho preparatório para que alguns projectos de vulto venham a ser uma realidade neste e no próximo ano". Consciente de que as polémicas "existem e vão existir sempre", o responsável máximo do IPG, garante que "são sinal de que nem todos pensam da mesma forma e que se podem expressar livremente". Contudo, e numa alusão directa a intervenções para o exterior sobre assuntos internos sustenta: "Essas diferenças de opinião devem ser discutidas em sede própria, nos órgãos do Instituto e das escolas e não em praça pública, por vezes com interesses menos confessáveis".
Instado a pronunciar-se sobre a evolução do corpo docente do Politécnico nos últimos anos, Mendes diz não ter dúvidas em afirmar que "a realidade em termos de qualificação do pessoal docente (e mesmo não docente), em relação aos últimos 10 anos, é completamente diferente, para melhor". "Temos já um conjunto de doutorados em número apreciável e uma larga maioria dos nossos docentes com o grau de mestre. É ainda de referir que temos muitos docentes em processo de doutoramento pelo que, nos próximos cinco anos, a situação será bastante boa".

 



Projecto da sede da Associação de Estudantes escolhido


Também na terça-feira, 19, a presidência do Instituto Politécnico apresentou o projecto do futuro edifício da sede da Associação de Estudantes da instituição. Uma estrutura orçada em cerca de 950 mil euros (190 mil contos), com uma área coberta de mil e 600 metros quadrados e a edificar junto ao acesso ao campus. O edifício engloba uma área de lazer, um auditório com capacidade para 100 lugares, várias salas de actividades, uma área de acolhimento exterior para "aglomerações espontâneas", como refere o arquitecto João Rafael, autor do projecto escolhido através de um concurso de ideias, e um anfiteatro ao ar livre.
O presidente da Associação de Estudantes do Politécnico, Sérgio Raposo, que preside também à direcção da Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, classifica este projecto como "muito importante para o desenvolvimento da comunidade estudantil", e realça o empenho demonstrado pelos responsáveis do Instituto. "É uma sede que dignifica os estudantes", acrescenta o dirigente.