Por Carmen Martins


Durante uma semana, o Primeiro Jornal foi transmitido em directo do Jardim Público da Covilhã

A equipa da SIC deslocou-se à Covilhã para transmitir em directo, durante uma semana, o Primeiro Jornal. A Covilhã foi, depois de Évora, a cidade escolhida para mostrar a descentralização do canal que nas últimas semanas de cada mês estará num local diferente. Carlos Rico, sub-director de informação da SIC refere que "esta actividade tem como objectivo ir ao encontro das pessoas para que estas possam ver como se faz televisão." Captar uma imagem fiel da região e mostrá-la a todo o país é outro dos objectivos que levam este canal a viajar por algumas das suas regiões. Nesse sentido, durante uma semana de emissões o Primeiro Jornal e o programa SIC 10 horas, entrevistaram em directo figuras da região e apresentaram alguns dos seus problemas e tradições.
Durante a semana muitos foram os que quiseram ver de perto a cara e os cenários que entram em suas casas todos os dias. A experiência agradou aos habitantes da cidade neve que, apesar do frio e da chuva, fizeram questão em acompanhar a transmissão no local. Armando Alves da Cunha, reformado, salientou a importância da iniciativa pois permite que "o país fique a conhecer a cidade da Covilhã mais do que conhecia."
Também o vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Joaquim Matias destaca a iniciativa da SIC. "Em primeiro lugar conseguiu-se a humanização do Jardim Público e por outro lado a cidade está a entrar num contexto nacional e internacional através deste canal conceituado."


A Covilhã comemora a 20 de Outubro, 131 anos de elevação a cidade



Alunos da Ubi no Primeiro Jornal

A emissão de quinta feira contou com uma assistência especialmente atenta. Os alunos de Ciências da Comunicação da UBI quiseram ver de perto a transmissão do telejornal.
No final da emissão o sub-director de informação, Carlos Rico, o pivô Paulo Camacho e o realizador Daniel Sabino explicaram aos estudantes todo o processo de informação em televisão e responderam às inúmeras questões colocadas.
Daniel Sabino, um dos mais experientes realizadores portugueses, explicou algumas das questões logísticas desta acção. Primeiro é necessário escolher um local emblemático e que ofereça bons enquadramentos. Depois é só colocar em funcionamento uma máquina constituída por cerca de doze elementos entre operadores de câmara, realizador, pivô, técnicos de luz, de som e de imagem.
Paulo Camacho, a cara mais conhecida da equipa, explicou o papel do apresentador no bloco noticioso. Em relação a esta emissão, Camacho referiu que tudo correu muito bem "à excepção de quarta-feira, dia em que choveu".
Depois da Covilhã a SIC estará no final do mês de Março em Trás-os- Montes, mais propriamente em Bragança.