Por Ana Maria Fonseca


José Sócrates não poupou elogios ao edil covilhanense, Carlos Pinto

"A UBI criou um curso que hoje é um exemplo para todos os cursos de medicina do nosso País: Moderno, inovador, com diversidade de oferta e dinamizador do ensino da Medicina. Senti-me satisfeito comigo próprio no momento em que conheci a Faculdade de Medicina da UBI, uma das melhores do País".
Foi assim que o ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território se referiu à Faculdade de Medicina e à UBI, na passada sexta feira, 1. José Sócrates veio à Covilhã naquela que foi a sua última cerimónia pública em que participou como ministro presidir à assinatura de vários protocolos. Uma coincidência que não deixou de sublinhar ao mesmo tempo que tecia elogios ao executivo camarário na figura do presidente da autarquia covilhanense. "A Covilhã está a passar por um bom momento", disse, elogiando o trabalho de Carlos Pinto à frente da edilidade covilhanense. "Como covilhanense, estou satisfeito por ter um presidente da Câmara que engrandece a cidade", sublinhou, e acrescentou, "A Câmara Municipal tem estado à altura dos grandes desafios da Covilhã".
Também o social democrata Carlos Pinto não poupou elogios ao cabeça de lista pelo PS no distrito. "O ministro José Sócrates abriu os braços ao concelho", disse. "Honra a Covilhã e o Interior porque tem trazido prestígio para esta região", continuou. "Só poderá falar aqui, no Parlamento ou no Governo, defendendo os interesses do distrito e da Covilhã, um beirão", referiu, desaprovando a cabeça de lista pelo PSD no distrito, Maria Elisa.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã, foram assinados protocolos para a construção da Barragem das Cortes, na Serra da Estrela, bem como para a construção da via periférica à Covilhã.
Um dos protocolos foi assinado entre a Águas do Zêzere e Côa, a Câmara Municipal da Covilhã e a Associação de Municípios da Cova da Beira tendo em vista a constituição de uma empresa que resolverá os problemas de abastecimento de água na cidade.
Na mesma tarde foi assinado um protocolo com vista à construção da variante à Covilhã, entre o Instituto de Estradas de Portugal e a Câmara Municipal da Covilhã.


A UBI e a Faculdade de Medicina são, no entender de José Sócrates, um dos três grandes factores de desenvolvimento da região



"A Universidade esteve à altura do poder que o Estado lhe concedeu"

José Sócrates falou das várias mudanças em curso no concelho, apontando três factores decisivos para o desenvolvimento da cidade, entre eles, a Faculdade de Ciências da Saúde como um pólo de atracção que desenvolve a área da saúde e permite a fixação de médicos no Interior.
Sócrates falou da altura em que se escolhia o local para onde deveria ir a Faculdade de Medicina, sublinhando que na altura havia "muitas dúvidas". Mas "a Universidade esteve à altura do poder que o Estado lhe concedeu", referiu.
Sublinhou ainda que sobre o estudo de viabilidade em curso sobre a Auto-Estrada para Coimbra, "a decisão será fundada nas necessidades actuais e futuras" do concelho e da cidade que potencie o interior. Outra medida que não deixou de referir foi a diminuição dos impostos para as empresas estabelecidas no interior. A Partir deste ano, as empresas do Interior pagam menos impostos do que as do Litoral. Isto significa uma discriminação positiva para com o Interior do País", esclareceu.
O ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território teve ainda tempo para uma visita à remodelada Praça do Município, bem como ao interior do Silo-auto que será inaugurado na próxima sexta feira, 8.