Presidente da República preocupado
Sampaio quer Coro Misto na Coreia

Sérgio Felizardo
NC/Urbi et orbi

 

O Gabinete do Presidente da República, através do chefe da Casa Civil, Morais Cabral, contactou a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), no sentido de manifestar ao maestro Luís Cipriano a preocupação de Jorge Sampaio relativamente à falta de apoios para a deslocação do Coro Misto da Covilhã à Coreia do Sul.
Luís Cipriano mostrou algum receio de não conseguir angariar financiamentos suficientes para suportar os custos da participação nas Olimpíadas Corais de Outubro próximo. O Coro Misto foi convidado para representar Portugal no evento, o que, só por si, considera o maestro, "justificava o apoio, por exemplo do Ministério da Cultura". Mas o Ministério, segundo revela Luís Cipriano, não só não entendeu assim, como terá enviado o projecto para apreciação na sua delegação de Coimbra, "que não tem poderes para dar financiamentos a iniciativas que se realizam fora da Região Centro". "O ministro da Cultura, inclusive, terá dito que eu faço muitas declarações inconvenientes, o que me leva a acreditar que, ou o 25 de Abril ainda não chegou à tutela, ou desde os tempos de Carrilho fiquei com cadastro", sublinha o maestro e director da ACBI, entidade promotora do Coro Misto. E conclui: "Os covilhanenses pagam os mesmos impostos que o resto do País, por isso considero que isto é uma perseguição cultural à cidade e espero que a Câmara Municipal esteja do nosso lado, coisa que, até agora, ainda não foi visível".
Decorrente desta situação, e ainda segundo Cipriano, Morais Cabral (que à altura da digressão da Palestina era o embaixador português em Telavive) garante que o Presidente da República "vai continuar a envidar todos os esforços para se conseguirem apoios". Para já estão garantidas ajudas provenientes da Fundação Oriente e da realização do projecto "Art´Beira", que leva concertos do Coro a várias localidades do Centro. Para já estão agendados concertos no Sabugal, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha e decorrem negociações para Penamacor e mais localidades da Região de Turismo da Serra da Estrela.