Campanha arranca em Castelo Branco
Atletas paralímpicos procuram apoios

Angariar apoios para a campanha portuguesa nos Jogos Paralímpicos "Atenas 2004" é o objectivo de uma campanha iniciada em Castelo Branco. A iniciativa percorre todas as capitais de distrito do País.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi

 

A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD) escolheu a cidade de Castelo Branco para dar início à campanha para os Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004. Um périplo que arrancou na sexta-feira, 22 de Fevereiro, e que vai levar a comitiva "paralímpica" às 18 capitais de distrito nacionais com o objectivo de angariar fundos para apoiar a delegação de atletas portugueses que se deslocam à capital grega.
Segundo António Neves, presidente da FPDD, "esta iniciativa pretende dar a conhecer à sociedade o trabalho que se desenvolve ao longo do ciclo olímpico para que, em 2004, o País se orgulhe dos feitos dos atletas nacionais". O dirigente aproveita e lembra as 15 medalhas conquistadas pelos atletas lusos nos Paralímpicos de Sidney - Austrália em 2000: seis em ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Com esta iniciativa a Federação espera conseguir apoios, patrocínios, protocolos e parcerias com as diversas autarquias, tecido empresarial e demais entidades nos diferentes distritos. António Neves lembra que, "sendo a FPDD uma instituição pública, recolhe fundos estatais, mas são apenas uma pequena parte daquilo que é necessário para desenvolver as diversas actividades". Até porque, sublinha, "estes são atletas como os outros. Praticam desporto de rendimento e alta competição, treinam diariamente e, quando vão para a pista, sentem a mesma adrenalina".