Por Laura Sequeira e Marta Martinho


Medicina: Um melhor sitema de saúde para uma melhor qualidade de vida

Os dias 26, 27 e 28 de Fevereiro foram dias agitados na Universidade da Beira Interior (UBI). Mais de cinco mil visitantes de todos os tamanhos encheram os corredores da UBI. A Faculdade de Ciências da Saúde foi um dos locais que registou maior afluência. Nem mesmo a chuva impediu que os mais pequenos trouxessem os seus bonecos para serem consultados pelos futuros médicos.
Divulgar as capacidades e potencialidades da universidade são alguns objectivos dos Dias da UBI e, por isso, os vários departamentos acolheram todos aqueles que tiveram curiosidade em saber o que de melhor se faz nesta universidade. Pedro Serra, 13 anos gostou do que viu: "a UBI tem muitos recursos, talvez seja uma boa escolha.", refere.
Escolas de vários pontos do país marcaram presença nestes dias. Desde Braga, a Arganil, passando por Seia e pelas escolas do distrito, quase todos gostaram do que viram. Nelson Mineiro, 29 anos, professor na EB23 do Teixoso, considera que "conhecer os laboratórios de Quimica e Física influencia sempre os miúdos para uma possível escolha no futuro".
E nem só as escolas fizeram questão de visitar a UBI. Associações como a Comunidade Terapêutica da Montanha e o Projecto de Luta Contra a Pobreza também estiveram presentes nestes dias.
O dia mais concorrido foi o de quarta feira com as escolas do ensino básico em maior número. Os locais mais visitados foram a Faculdade de Ciências da Saúde, os departamentos de Física, de Química e o de Aeronáutica. Também o Cybercentro, uma novidade, recebeu um grande número de visitantes.
Para Mário Raposo, vice-reitor da UBI, o espírito desta iniciativa baseia-se na liberdade com que todos podem visitar a universidade nestes dias, entrando em contacto com a Ciência. "A Ciência é para todos e a UBI, através desta iniciativa, demonstra isso mesmo", refere.
No final a organização mostrava-se satisfeita e até surpresa com a grande afluência de escolas já que duplicou o número de visitantes do ano anterior.

 




Cybercentro: O mundo das novas tecnologias fascina os visitantes



Os mais visitados

Durante três dias foram muitos os visitantes que aderiram aos Dias da UBI e vieram conhecer esta instituição por dentro. Os departamentos de Ciências Médicas, Ciências Aeroespacias, de Física, de Química, de Têxtil, de Papel e o Cybercentro foram os mais visitados. Destes, dois destacam-se pela novidade.

Departamento de Ciências Médicas
O curso de Medicina está em funcionamento desde o inicio do actual ano lectivo. Com diversas actividades ligadas à Medicina, este departamento foi o local mais visitado.
O "hospital dos bonecos" despertou a atenção do ensino primário e básico. O principal objectivo foi mostrar a importância que o sistema de saúde tem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esta iniciativa funcionou como um banco de urgência num hospital público, diferenciando no facto do atendimento ser mais personalizado e rápido. Os alunos deste departamento atenderam os bonecos "doentes" dos visitantes e diagnosticaram-lhes os seus problemas de saúde.
A "Banca de Medição da Tensão Arterial" e "Brincando com o Coração" também estiveram na lista dos mais preferidos.

Cybercentro
O Cybercentro abriu as suas portas à comunidade em Julho do ano passado e é o primeiro deste género no país.
WEste centro multimédia colocou ao dispor da comunidade visitante várias actividades de acordo com a faixa etária. O uso da Internet e a demonstração com os cenários virtuais foram algumas das actividades. Este espaço tem como principal objectivo fomentar o uso quotidiano das novas tecnologias.