Orçamento da autarquia nos 65 milhões de euros
Plano de Pormenor da Palmeira sofre alterações

A revisão do Plano de Pormenor da Palmeira esteve em destaque na primeira sessão de Câmara do mês. O Plano de Actividades e Orçamento da autarquia para 2002 vai ser sujeito a aprovação pela Assembleia Municipal.

Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi

 

O Plano de Actividades da Câmara Municipal para 2002 vai a votação na próxima Assembleia Municipal que se realiza a 15 de Março. Durante a reunião da autarquia de sexta-feira, 1, o executivo fez a primeira leitura do Plano para o concelho. "Consagra o conjunto das grandes obras que estão em curso e outras que vão para concurso este ano. Um orçamento enquadrado nas oportunidades abertas pelo III Quadro Comunitário de Apoio e por um conjunto de iniciativas que foram anunciadas durante a minha recandidatura", explica o edil covilhanense, Carlos Pinto que adianta que o orçamento provisório ronda os 65 milhões de euros. Também o Plano de Actividades e Orçamento para 2002 dos Serviços Municipalizados é colocado a votação. São, no total, 15 milhões de euros para investir nas obras que estão em curso, na renovação de redes e construção de reservatórios.
Na mesma sessão ficou decidida a alteração do Plano de Pormenor da Palmeira, na zona nova da cidade. O objectivo da autarquia é reorganizar alguns aspectos da localização de certos edifícios em função do Centro de Artes. "Eram edifícios que estavam previstos para a zona de influência do Centro de Artes e nós queremos deslocá-los para libertar toda a área", sublinha Pinto. A aprovação do apoio da autarquia ao 3º Grande Prémio Rota do Marquês, foi outra das deliberações da reunião. Este ano, a prova de ciclismo começa em Oeiras e termina na Covilhã. Sem avançar com o valor, Carlos Pinto adianta que a comparticipação vai ser semelhante à dos anos anteriores. Os vereadores abordaram, ainda, o protocolo de delegação de competências de licenciamento urbanístico a celebrar com as juntas de freguesia que, com o novo mandato, tem que ser reposto. Cabe à Assembleia Municipal confirmar essa autorização para que as juntas possam realizar "pequenas obras, licenciamentos de ocupação de via pública, pequenas construções, no sentido de facilitar a vida às pessoas".