Organização da EPABI na Quinta da Lageosa
Espanhóis dirigem masterclass de técnica barroca

O aperfeiçoamento da técnica de interpretação barroca do violino e violoncelo é um dos objectivos do masterclass. O curso é organizado pela EPABI e decorre na quinta da LAGEOSA, de 14 a 17.


NC/Urbi et Orbi

Uma masterclass de violino e violoncelo barrocos é a proposta da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) para os próximos dias 14, 15, 16 e 17. O curso decorre na Quinta da LAGEOSA (Covilhã) e é orientado pelos instrumentistas espanhóis Angel Sanpedro e Elisa Joglar.
A iniciativa é dirigida a alunos com habilitações mínimas de 5º grau de instrumento e docentes das áreas em estudo. O objectivo, segundo os organizadores, passa pelo "aperfeiçoamento da técnica de interpretação barroca e pela aquisição de conhecimentos relativos ao sentido e à noção do som na interpretação musical deste período. "A busca da excelência interpretativa" é, também, uma meta a atingir com a realização da masterclass. As inscrições terminam hoje, sexta-feira, 8, os participantes ficam alojados na Quinta da LAGEOSA e pagam 50 euros, ou 100 euros se optarem por pensão completa.
O violinista Angel Sanpedro já actuou na Covilhã e, mais recentemente no Tortosendo, com a Orquestra Barroca Ars Antiqua, e é reconhecido internacionalmente como professor e músico. Actualmente, é concertino director da Orquestra Barroca da Universidade de Salamanca, onde se dedica, também, ao ensino da técnica e interpretação antiga. Quanto à violoncelista Elisa Joglar, faz, igualmente, parte da Orquestra Barroca da Universidade salamantina e, desde 1997, faz especialização em música antiga no Conservatório de Haya, onde estuda, ao mesmo tempo, violoncelo moderno.

 



Ministério encaminha alunos de Évora e Almada para a Covilhã

Na última semana, revelou a directora pedagógica, Paula Ramos, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) "ganhou" 15 novos alunos.
A meio do ano lectivo, explica a responsável, "cerca de duas dezenas de estudantes das Escolas Profissionais de Almada e Évora procuraram conseguir, a conselho do Ministério da Educação, uma transferência para o estabelecimento covilhanense". A situação, continua Paula Ramos, "prende-se com a instabilidade que actualmente afecta aquelas Escolas". "O Ministério considera a EPABI exemplar em termos de ensino no País, por isso aconselhou os alunos a considerarem a transferência", acrescenta.