Sentimentos e emoções reflectidos na tela
Exposição de Pintura
Hospital tem lugar para as artes

O contacto estabelecido entre as pessoas foi o mote para os trabalhos de Zulmira Lourenço. A grande variedade de cores cor e a mistura de diversos materiais são a imagem de marca desta artista plástica.


Por Catarina Rodrigues


A imagem de um hospital está quase sempre associada a momentos menos bons da vida. Há, no entanto, iniciativas que contrariam esta tendência. É o caso da exposição de pintura que esteve patente entre os dias 22 de Fevereiro e 10 de Março, no Centro Hospitalar Cova da Beira. A entrada principal foi o local escolhido para a mostra "Lugar de Trabalho", de Zulmira Lourenço.
Perdão, Paraíso, Solidão, Bicho e Paisagem são nomes de alguns dos trabalhos que esta artista de origem moçambicana expôs, e para os quais utilizou materiais como acrílico, óleo, gesso, pano, palha, cabelo, areia e papel.
As relações que se estabelecem dentro de um hospital, desde o sofrimento até à cura, despertam sentimentos únicos nas pessoas. Foram estas situações especiais que levaram a artista a trabalhar sobre esta temática. Zulmira Lourenço fez questão de frisar a profunda admiração que sente pelos médicos e pelo trabalho por eles desempenhado. Este foi um dos motivos para o título da:"Lugar de Trabalho".
A artista plástica, de 37 anos, reside actualmente em Lisboa, onde tirou o curso de pintura na Sociedade de Belas Artes. O facto de ter vivido alguns anos em Alcaria contribuiu para uma proximidade com a natureza, que ainda hoje influencia o seu sentido artístico.
Neste momento está já a preparar o seu próximo trabalho. Desta vez a mensagem que pretende transmitir relaciona-se com a família. O contacto humano será novamente a sua principal fonte de inspiração.