As várias mudanças que o Pelourinho sofreu ao longo dos anos estão expostas no edifício "Arte e Cultura"
Exposição de fotografia
Um Olhar sobre o Pelourinho


Passado e presente da Praça do Municipio encontram-se expostos no edificio "Arte e Cultura", antigo BNU. São dezenas de imagens do Pelourinho que mostram a evolução deste espaço nos últimos cem anos.

Por Carmen Martins


A Praça do Município foi objecto de várias remodelações ao longo do século passado, motivo que levou a Câmara Municipal a dedicar-lhe uma exposição de fotografia.
A mostra foi aberta ao público no dia em que a mais recente remodelação foi inaugurada pelo presidente da Câmara, Carlos Pinto.
As fotografias fazem parte do arquivo fotográfico da Câmara Municipal, da loja de fotografia Nova Cor, e de um coleccionador particular António Borges, funcionário da autarquia.
A colecção é composta por imagens da Praça do Município, também conhecida por Pelourinho, no período entre 1910 e 1990. De entre as várias fotografias destacam-se três da "primeira edição do século". Tratam-se dos três primeiros documentos fotográficos do século XX desta cidade, desconhecendo-se a sua data exacta. A exposição documenta a evolução até à actualidade, com fotografias e um vídeo que acompanha, a par e passo, todo o processo de modernização do espaço, realizada nos últimos dois anos.
Contactada pelo Urbi et Orbi, Ana Simões, responsável pela exposição, comentou o sucesso do evento referindo que no primeiro fim-de-semana a exposição contou já com 300 visitantes.
O espaço está aberto até 23 de Março para todos aqueles que queiram reviver ou mesmo conhecer o espaço como é hoje, e como foi no passado.