O jogo do passado domingo em Castelo Branco, resultou num empate a uma bola

Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Centro
25ª Jornada

(10-03-02)

Estádio Municipal Vale Romeiro


Árbitro: Manuel Peixoto

Benfica C. Branco: 1
Valezim; Nuno Marques(Ricas 81m), Francisco, Gervásio, Marinho (Bruno Nogueira 90m); Rato, Pimenta, Canário (Alexandre 75m); Nandinho, Imã e Cristophe.

Treinador: Joaquim Manuel

Disciplina:Cartão amarelo para Gervásio (23m)

Marcador: Marco Abreu n.p.b(45m)

Sp. Covilhã: 1
Celso; Piguita, João Carlos, Alexandre (José Carlos 64m); Trindade, Marco Abreu (Filipe Avelar 45m), Rui Morais, Sousa (Hermes 45m); Chalana, Hélder Gomes e Riça.

Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo para João Carlos (18m), Rui Morais (60m), Filipe Avelar (82m), Hermes (82m) e José Carlos (83m)

Marcador: João Carlos (68m)

Classificação

Sp. Pombal 52p
Sp. Covilhã 51p
Odivelas 46p
Torrense 45p
Feirense 44p
(...)
Alcains 12p

Sp. Covilhã perde liderança
Derby provoca escorregadela

O Sp. Covilhã não foi feliz na deslocação a Castelo Branco. Num derby emocionante mas mal jogado, o Sp. Covilhã perdeu a liderança para o outro Sporting, mas de Pombal.


Por Francisco Carvalho


O Sp. Covilhã deslocou-se ao Estádio Vale Romeiro para defender a liderança do campeonato da 2º B Zona Centro. Mas num derby tudo é inesperado, e quando se esperava que o Castelo Branco continuasse a sua série negra de jogos perdidos em casa, o empate aconteceu. São quatro pontos perdidos este ano com o Benfica C. Branco e que poderão ser determinantes.
O Covilhã apresentou-se de novo com muitas alterações no seu esquema táctico utilizando três centrais e deixando Rui Morais e Trindade com mais liberdade para progredir. Na frente de ataque, Riça recebia o apoio de Chalana e Hélder Gomes. No miolo do terreno faltava o habitual Capelas.
Os primeiros minutos foram de intensa pressão albicastrense, conseguindo logo duas boas oportunidades. Numa delas o golo foi anulado e na outra só a oposição de Celso salvou a situação. Os serranos reagiram e começaram a equilibrar, mas faltava o último passe e as oportunidades não apareciam. O jogo estava então sem chama.
Perto da meia hora os albicastrenses aceleraram novamente e Celso teve de mostrar de novo as suas qualidades, fazendo uma defesa arrojada.
No último minuto da primeira parte aparece então o golo do Benfica. Num lance muito infeliz, Marco Abreu marca na própria baliza. Foi na sequência de um livre de Canário, que o jogador do Sp. Covilhã ao tentar interceptar, fez um chapéu perfeito a Celso. Era um resultado justo, porque o Sp. Covilhã não procurava o golo e quem tomava mais iniciativa eram os da casa.

Pressing intenso

Na segunda metade, João Cavaleiro faz duas alterações e o cariz do jogo muda completamente. Filipe Avelar e Hermes entram e o pressing do Covilhã começa. O Benfica era então empurrado para a sua grande-área mas faltava sempre algo na hora H.
Pedro Valezim também começava a dar espectáculo, negando boas situações de golo. Mas aos 68' aparece o empate. No seguimento de uma bola parada, o guarda-redes do Benfica não segura e aparece o central João Carlos a facturar. Vivia-se então a altura de mais pressão do Covilhã e a vitória poderia chegar a qualquer momento. Tal não aconteceu aos 71' por falta de sorte e destreza de Valezim. O guarda-redes do Castelo Branco faz duas excelentes defesas, a remate de José Carlos e Hermes. Era a última grande oportunidade dos Sp. Covilhã que começou então a perder força no meio-campo, voltando o Castelo Branco à carga.
Já em tempo de descontos Gervásio poderia ter dado a machada final no Covilhã mas falha incrivelmente, quando Celso já se encontrava fora da baliza.
O Sp. Covilhã perdeu mais dois pontos no derby com o Benfica e vê fugir a liderança para o Pombal. João Cavaleiro arriscou apenas na segunda parte e poderia ter saído com uma derrota deste derby. Faltou Filipe Avelar no meio campo e um maior apoio a Riça. Celso esteve em destaque negando várias oportunidades de golo aos albicastrenses.
O árbitro da partida esteve bem tecnicamente mas deu demasiados amarelos para um jogo viril mas nunca violento.
Na próxima jornada o Sp. Covilhã recebe o S. João Ver.