Por Sandra Invêncio


A queda da ponte de Entre-os-Rios foi tema em discussão na primeira conferência de Civil de 2002

O "Novo Ciclo Civil 2002" já começou.. Foi no passado dia 5 de Março que o fórum intitulado "Erosões Localizadas de Encontros e de Pilares de Pontes" deu início a este ciclo que decorrerá durante todo o segundo semestre no pólo VIII da UBI. Trata-se da promessa de realização de várias palestras.O certame estará a cargo do departamento de Engenharia Civil e do NECUBI (Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UBI).
A sala encheu-se para ouvir António Heleno Cardoso, docente do Instituto Superior Técnico e especialista em hidráulica fluvial, discursar sobre as causas da queda de pontes e a forma de evitar que tal aconteça. "Há grandes disparates na construção das pontes em Portugal", afirma o orador, " Acontece que a maior parte das vezes o dinheiro é mais importante do que a construção em si". O caso da queda da ponte de Entre-os-Rios que ocorreu em Março de 2001 foi por várias vezes ponto de referência neste fórum. Segundo António Heleno Cardoso, o problema está no facto de não se realizarem os devidos estudos relativos às construções e foi exactamente o que aconteceu em Entre-os-Rios. "A real causa deste caso esteve na erosão natural e na erosão provocada pela extracção de areias" que, quanto ao especialista, "deveriam ter sido objecto de estudo de forma a evitar a queda da ponte. Ferreira Gomes, presidente do departamento de Engenharia Civil, esclarece que o facto da data da palestra coincidir com o aniversário da queda da ponte "não passa de uma coincidência".
O objectivo deste ciclo é o de abordar assuntos relacionados com obras nacionais e até internacionais que "não se destinam apenas aos futuros engenheiros", afirma o presidente do departamento em questão. Aberto a todo o tipo de público, este "Novo Ciclo Civil 2002" realizar-se-à quinzenalmente e em duas fases. Uma primeira contará com a presença de professores do departamento, enquanto a segunda fase do ciclo de conferências terá como colaboradores personalidades externas à universidade. Esta segunda fase estará voltada para o tratamento de temas relativos a grandes obras. É o caso das construções que visam a realização do campeonato de futebol Euro 2004 em Portugal.
"E o balanço deste primeiro fórum é positivo", afirma Fernando Miranda, vice presidente do NECUBI. Para além de uma sala cheia, o público presente mostrou-se interessado e no final várias foram as questões colocadas ao orador.