Ciências Aeroespaciais
Ordem dos Engenheiros acredita mais um curso da UBI

O curso de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior foi certificado pela Ordem dos Engenheiros. Após a visita de uma Comissão de Avaliação, a Ordem aprovou a acreditação desta licenciatura por três anos.

Por Carmen Martins

A licenciatura em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior junta-se ao Instituto Superior Técnico e à Academia da Força Aérea no conjunto de instituições certificadas pela Ordem dos Engenheiros (OE).
A acreditação agora conseguida e válida durante os próximos três anos, permite aos alunos de Engenharia Aeronáutica a entrada na Ordem dos Engenheiros, sem necessidade de prestar qualquer tipo de provas suplementares. O reconhecimento surge na sequência da qualidade certificada pela Comissão de Avaliação da OE durante a visita às instalações do departamento, no passado dia 31 de Janeiro. O processo legal só permitiu agora o conhecimento dos resultados.
A espera foi longa, mas a aposta foi ganha. "As deficiências apontadas ao longo do processo ajudaram melhorar a qualidade do curso", revela o presidente do departamento, Ivan Camelier. As instalações e um quadro de professores em constante formação e investigação ajudaram este a reconhecimento. Os licenciados também colaboraram na construção de uma boa imagem do curso, graças às boas colocações no mercado de trabalho. Exemplo disso é Carlos Taborda, um covilhanense que trabalha na Rolls Royce, em Inglaterra, um dos mais importantes produtores mundiais de motores para aviões.
Esta acreditação vem fortalecer ainda mais as garantias que o curso já oferece. Os pais estarão mais motivados para entregar a formação dos seus filhos a uma instituição acreditada por uma Ordem que reúne os melhores entre os melhores.
Para Manuel Silva, aluno de Engenharia Aeronáutica, "esta acreditação vem dar aos alunos o estatuto de igualdade para com os nossos pares".
O departamento tem agora a tarefa de manter as condições que permitiram esta distinção e continuar a promover melhorias.




Quarta engenharia acreditada

A licenciatura em Aeronáutica é a quarta da Universidade da Beira Interior a ser acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Têxtil foi a primeira Engenharia da UBI a receber uma acreditação da Ordem dos Engenheiros, à qual se seguiu o curso de Engenharia Electromecânica, e posteriormente a licenciatura em Engenharia Cívil. Este processo realiza-se desde 1932 nos Estados Unidos da América através da Accreditation Board for Enginneering and Technology(ABET). Em Portugal a Ordem dos Engenheiros existe desde 24 de Novembro de 1936, como sucessão da Associação dos Engenheiros Cívis Portugueses criada em 1869.