O Barbeiro


Fernando Lanhas: Saber Ver, Demora

 


João Trabulho



João Trabulo, antigo aluno da licenciatura em Ciências da Comunicação na UBI realizou um filme sobre a vida e obra do artista Fernando Lanhas.
A película do jovem realizador marcará presença num prestigiado festival de cinema no Canadá, o 20º Festival Internacional du Film sur L'Art de Montréal. O certame começa hoje e estende-se até ao próximo dia 17. O filme deste ex-aluno da licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI, será exibido no sábado, 16, e conta com a presença do realizador.

A obra de estreia de João Trabulho já participou nos últimos Encontros Internacionais de Cinema Documental da Malaposta e esteve durante uma semana em exibição no Teatro do Campo alegre, no Porto.
Introdutor do abstraccionismo geométrico
em Portugal nos anos 40, Fernando Lanhas vem desenvolvendo, sem pressas nem compromissos, uma das obras mais complexas e depuradas do nosso panorâma artístico.
Lanhas é uma especie de renascentista fora de tempo.
Em todas as artes e ciências que pratica parece existir a marca inconfundivel da sua genialidade, feita às vezes de pequenos "nadas" - uma pedra pintada, um menino que segura nas mãos o Mundo, o rosto torturado de Pascoaes ou o excerto de um poema.
É afinal nesses pequenos nadas onde reside finalmente tudo.
A pretexto da montagem da sua mais recente exposição no Museu Serralves, o filme demora-se nas palavras, nos gestos e nos olhares deste homem invulgar.