20 Mulheres para o Século XX



Inês Pedrosa


Por Ana Maria Fonseca



O século XX marcou a entrada das mulheres na História e pôs fim à crença segundo a qual as mulheres "eram aquela metade de uma espécie de mamíferos que se destina aos nascimentos". Ainda estamos a sentir o impacto desta mudança profunda.
Foram, felizmente, muito mais de vinte mulheres que marcaram o mundo neste primeiro século de emancipação. Muitas outras podiam ter cabido neste número redondo, que serve apenas como marco dos dezanove anteriores séculos de silêncio.
Este livro começou como um projecto para o semanário Expresso. Há medida que fazia perfis de mulheres marcantes para o semanário, foi crescendo o gosto e a curiosidade à qual Inês Pedrosa aliou a investigação. O resultado é um conjunto de biografias que traz a público a vida e a obra de 20 mulheres que marcaram o século XX.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Hannah Arendt, Simone de Beauvoir, Agustina Bessa-Luís, Coco Chanel, Agatha Christie, Marie Curie, Bette Davis, Isadora Duncan, Frida Kahlo, Carson Mc Cullers, Golda Meir,Marilyn Monroe, Eva Perón, Maria João Pires, Paula Rego, Amália Rodrigues, Lou Andreas Salomé,
Madre Teresa e Virginia Woolf.
Portuguesas e estrangeiras, cada uma de uma maneira muito particular, estas mulheres deram o seu contributo para mudar o mundo. Apenas 20, num universo de milhões. Vinte biografias num livro imperdível para quem acredita que vale a pena ousar, e acreditar que hoje, como há cem anos atrás, e no futuro, faz sentido comemorar o Dia Internacional da Mulher.