Por Carmen Martins


Maria Antonieta Garcia, autora de "Fios para um Roteiro Judaico na Covilhã"

"Aos olhos de quem percorre o interior da Beira, a Covilhã mostra-se em anfiteatro...".
Maria Antonieta Garcia começa assim o seu "roteiro inacabado". "Fios para um Roteiro Judaico da Covilhã" é o resultado do desafio colocado à autora por Manuel Santos Silva, reitor da UBI. O livro foi apresentado no anfiteatro 7.21 do pólo IV da UBI na passada sexta feira, 15.
A presença dos judeus na Beira é uma vez mais o assunto que leva a autora a escrever. Depois de Belmonte e da Guarda é a vez da Covilhã revelar nestes "Fios" os seus "cenários de tempos e acontecimentos históricos que deixaram marcas na cultura citadina, beirã."
Abrigo de uma vasta comunidade judaica desde os tempos medievais, a Covilhã tornou-se uma fonte de rendimento e de produtos de qualidade para o reino. A cidade das lãs foi berço de muitos nomes da história como Pêro da Covilhã, Mateus Fernandes e Frei Heitor Pinto. Segundo a autora, o próprio Fernando Pessoa terá sido herdeiro da Real Fábrica de Panos estando, por isso, ligado à Covilhã.
Ao longo dos anos, a comunidade ganhou terreno e transformou o esconderijo da Serra da Estrela na mais populosa cidade da Idade Média desta região. "Instalada a Inquisição o medo peregrinou pela Beira", palavras da autora para descrever a época que fez desaparecer da Beira aqueles que ajudaram ao seu desenvolvimento, os judeus.


Manuel Santos Silva, Reitor da UBI e Maria Antonieta Garcia



"A Beira" apresenta textos de professores, alunos e convidados

Apesar desta obra ser um roteiro bastante rico em factos e acontecimentos, Antonieta Garcia acredita que ainda está muito por fazer. Com esta publicação a autora pretende "fornecer pistas para futuras investigações. Os fios que a autora separou são o início de um processo de tecelagem em conjunto. "Sozinha não serei capaz de levar a cabo uma tarefa que será de muitos investigadores". A linguística, a literatura, a história, a sociologia são algumas das áreas que esta professora da UBI gostaria que se juntassem à investigação. Para ajudar, o recentemente criado Centro de Estudos Judaicos adquiriu um leitor de microfilmes que proporcionará a leitura de documentos, evitando constantes deslocações à Torre do Tombo em Lisboa.
Para além da apresentação desta obra, Maria Antonieta Garcia, aproveitou a ocasião que para lançar a revista "A Beira ", uma revista literária que visa a publicação de textos de professores, alunos e convidados.
No final da sessão aos alunos do Departamento de Letras homenagearam a autora com um recital de poesia de Eugénio de Andrade. A tuna masculina da UBI trouxe ao final deste evento a alegria que lhe é própria.

 



Amores impossíveis dão nome à cidade da Covilhã


Reza a história que o rei visigodo nomeou no ano de 700 d.C. um homem de sua confiança para governador de Silia Herminia, hoje Covilhã. Esse homem era seu cunhado, o conde Julião, que tinha uma filha de fatal formusura por quem caiu de amores El rey D. Rodrigo, filho do duque de Córdova. Ao tomar conhecimento do laço amoroso sem matrimónio que os dois amantes praticaram, D. Julião vinga-se abrindo as portas aos mouros para estes tomarem Ceuta, Tânger e a Península Hispânica. Os árabes chamaram Florinda de cava, dai Cava Julina que mais tarde origina Covillana e hoje Covilhã.