Na mesa, da parte da tarde, Eduardo Ribeiro, José Miguel Oliveira e Manuel Raposo
Fórum de Acção Social
Administrador garante resolução de problemas





Durante a passada terça feira, 12 de Março, o anfiteatro da Parada acolheu mais um fórum de acção social. Para este debate sobre os problemas com que os estudantes da UBI se debatem, foram convidados Manuel Raposo, administrador dos Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI), Elsa Justino, do Fundo de Apoio ao Estudante, e Eduardo Ribeiro, aluno da UBI e eleito representante do Conselho Nacional de Acção Social do Ensino Superior.
Perante a fraca adesão de alunos, o debate incidiu sobre questões como o orçamento e o financiamento dos SASUBI, e os apoios directos e indirectos que este serviço presta aos alunos. Abordando temas como a bolsa de alojamento, o preço da alimentação nas cantinas e bares, reflectiu-se ainda sobre a diversidade de serviços de acção social a nível nacional, focando os apoios dados relativamente ao desporto e à cultura, bem como os apoios médico-sociais.
Da parte da tarde, o Administrador dos SASUBI, Manuel Raposo, foi confrontado com questões específicas dos estudantes que debateram a administração a nível interno destes Serviços de Acção Social.
Mais uma vez a concessão da Cantina da Boavista foi tema de discussão entre alunos e SASUBI. Sobre esta matéria, o administrador dos SASUBI esclareceu os estudantes sobre a razão da opção por uma empresa privada e referiu algumas especificidades do contrato elaborado entre esta empresa privada e os serviços.

Caderno reivindicativo

Ainda em matéria de alimentação, questões como a variedade e a qualidade, a inexistência de pratos vegetarianos e macrobióticos, o horário das cantinas e mesmo algumas questões de higiene foram abordadas.
Perante estes problemas, Manuel Raposo mostrou-se determinado e garantiu a sua rápida resolução.
A AAUBI promete elaborar um caderno reivindicativo onde estarão presentes os assuntos debatidos durante este fórum. A entrega deste caderno, asseguram, ficará "marcada por uma iniciativa de consciencialização dos problemas da Acção Social em Portugal".