NC/Urbi et Orbi


A autarquia quer dar ao Centro Raiano, "um papel importante na dinamização cultural do concelho"

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de lançar uma nova Agenda Cultural. Divulgar as potencialidades das freguesias, a riqueza da sua cultura e tradições, são alguns dos objectivos da publicação, apresentada publicamente no dia 7, no Centro Cultural Raiano.
Elaborada num formato "que pode ser facilmente guardado no bolso", a Agenda contém pequenos textos explicativos relativos às romarias, património histórico, roteiro turístico, bem como pequenos festejos. A publicação congrega, ainda, a vontade que a autarquia idanhense tem em "voltar a dar ao Centro Raiano um papel importante e centralizador na dinamização cultural". Constam também da Agenda todas as associações existentes na área de jurisdição do município, bem como a calendarização das iniciativas programadas para o primeiro semestre deste ano, bem como indicações turísticas de onde os visitantes podem dormir e comer e informação relativa à animação das aldeias histórias do concelho, Idanha-a-Velha e Monsanto.
Ainda no âmbito cultural, a autarquia anuncia para Maio, a inauguração do auditório ao ar livre, junto ao Centro Cultural, onde vão ser realizados diversos espectáculos. "E porque os espaços da autarquia são de todos e, como tal, queremos que possam usufruir deles", defende o presidente da Câmara, Álvaro Rocha, a edilidade iniciou já um ciclo de apoio à leitura em todo o concelho. Iniciativa que levou à Biblioteca Municipal vários grupos de estudantes para assistirem a um atelier de animação. Promover o livro e a leitura, trazendo os alunos à Biblioteca e levando técnicos da área às freguesia é o principal objectivo.