III Divisão - Sertanense ao ataque
Teixosense mais longe da manutenção

A nove jornadas do final, o Teixosense soma 16 derrotas e está a sete pontos da permanência. O Sertanense mantém veia goleadora e espera deslize do Lourinhanense frente ao Estrela.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


O Teixosense somou, no último domingo, 10, a 16ª derrota para o Campeonato. Os beirões receberam o Lourinhanense, segundo classificado, e perderam com um golo solitário apontado ainda antes do intervalo. Um resultado injusto para a turma de Tó Real, principalmente pelo futebol praticado na segunda parte.
A formação da Lourinhã entra melhor e, logo no primeiro minuto, José Rui quase marca. O vice-líder, maioritariamente constituído por jovens do Alverca, com um futebol muito homogéneo e objectivo, empurra a equipa da casa para o seu meio-campo. Os serranos tentam sair do pressing imposto pelo adversário, mas sem grandes resultados. Quando o Teixosense finalmente se consegue "libertar", Óscar cabeceia para uma boa defesa de Celestino e, momentos depois, Ricardo, com um remate de primeira faz a bola sair rente ao poste. E quando se pensava que o nulo chegaria ao intervalo, aos 43 minutos, os visitantes chegam ao golo: Manú cruza do flanco direito, Costa não chega à bola, e nas costas aparece Rosa a cabecear para o golo.
Na segunda parte, Daniel Bordadágua entra para o lugar de Cláudio e dá nova consistência e mobilidade ao meio-campo do Teixoso. Começam então as jogadas de perigo contra o Lourinhanense. na sequência de um livre apontado por David Leite, Ricardo remata e, ao segundo poste, Real, isolado, proporciona boa defesa a Celestino. Depois é David Nogueira a rematar forte, com o guarda-redes a corresponder e a evitar o empate e, de seguida, Óscar, no meio da área, cabeceia por cima. O Lourinhanense ainda tenta responder, mas são os homens da casa que continuam na mó de cima e David Nogueira ainda vê o poste de Celestino devolver um remate que levava selo de golo. Aos 80 minutos, o árbitro Hélder Pires expulsa Ismael por protestos e a equipa de António Damas fica reduzida a 10. Moralizado com a superioridade numérica o Teixosense pressiona ainda mais, mas o conjunto visitante não vacila nem concede espaços e ainda consegue lançar ataques perigosos. Na última investida do ataque forasteiro, aos 90 minutos, Óscar comete falta e vê o segundo amarelo e o consequente cartão vermelho. No próximo sábado, 16, o Teixosense desloca-se ao terreno do Portomosense.

Sertanense imparável

Na senda das vitórias e dos golos continua o Sertanense. Desta vez, a formação de Kikas recebeu o modesto Bidoeirense e voltou a golear por 4-0. Hélder Guia bisa com um golo no primeiro minuto e outro um quarto de hora depois. Ainda na primeira metade, Nuno Simões amplia a vantagem e Tiago fecha a contagem aos 66 minutos. Na próxima ronda os sertanenses recebem o Alcobaça, antepenúltimo classificado, mas as atenções vão estar voltadas para a Lourinhã, onde o Sporting local recebe o líder da tabela, o Estrela de Portalegre. Uma partida que interessa aos serranos, uma vez que podem alcançar o segundo posto, caso o Lourinhanense não vença.
Mais abaixo na tabela, e a uma distância pouco segura (cinco pontos) da linha-de-água, segue o Vitória de Sernache. A equipa orientada por Carlos Coelho foi a Alcobaça e teve um trabalho difícil para roubar um empate. A equipa terminou com menos três jogadores, expulsos aos 45, 85 e 90 minutos. Ainda assim, os beirões estiveram em vantagem quase até ao apito final mas, já em período de descontos, Simões bisa e estabelece o resultado final (2-2). No próximo sábado, os sernachenses voltam a jogar fora, desta feita, em Tomar.