Margarida Botelho, Vasco Cardoso e Jorge Fael falaram do actual estado do Ensino Superior
Coligação Democrática Unitária acusa
Estado viola direito constitucional

A Constituição diz que o Estado deve "Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino", mas os estudantes do Superior pagam propinas. A CDU critica o actual estado da Educação em Portugal.


Por Marco António Antunes


O Ensino Superior esteve em discussão no debate que decorreu no passado dia 12 de Março no anfiteatro da AAUBI. Jorge Fael, Margarida Botelho e Vasco Cardoso apresentaram algumas das propostas da CDU para a próxima legislatura. Os comunistas propõem a revogação da lei de financiamento, a suspensão das propinas, a melhoria da acção social escolar e a implementação de um sistema de avaliação dos professores. Os jovens comunistas exigem ainda o fim do limite de vagas no acesso ao ensino superior.
"A Educação é a verdadeira estratégia para o progresso de Portugal", sublinha Jorge Fael cabeça de lista pelo distrito de Castelo Branco. "O Estado não pode reduzir a despesa num sector essencial para o desenvolvimento da cultura, ciência e técnica", conclui o cabeça de lista da CDU. Jorge Fael exige ainda "o ensino gratuito como direito constitucional". Motivo que justifica o fim das propinas, porque "os estudantes pagam e não vêem a solução das dificuldades financeiras no Ensino Superior".
Margarida Botelho, deputada da CDU na Assembleia da República pelo círculo de Lisboa, refere que "o orçamento de Estado é inferior às necessidades de ensino, investigação e administração. É urgente aumentar o financiamento". Para descobrir e resolver os problemas da Educação a CDU realiza reuniões com os sindicatos e as associações de estudantes. "Exigir mais e melhor Educação é um imperativo para a CDU", sublinha.
"A taxa de abandono do Ensino Superior é de 40 por cento", lamenta Vasco Cardoso representante dos estudantes do Ensino Superior no Conselho Nacional de Educação. Para combater o insucesso escolar, o militante da CDU defende uma melhor formação e avaliação no Ensino Superior: "A avaliação de estudantes e professores é a solução. A falta de preparação científica e pedagógica do corpo docente é uma falha grave. Os estudantes vêm mal preparados do Ensino Secundário".
Militantes da CDU, estudantes e jornalistas participaram no debate.