Evento reúne especialistas em Filosofia e Comunicação
O pensamento de Carl Schmitt

A análise da obra de Carl Schmitt será o ponto de partida para uma reflexão sobre a importância da política nas sociedades. Cerca de 30 participantes estão previstos neste evento teórico e científico.

Por Sandra Invêncio


"O Pensamento de Carl Schmitt" é o tema em discussão nas jornadas a realizar na UBI entre os dias 24 e 25 do próximo mês de Maio. Esta é uma iniciativa do Instituto de Filosofia Prática, em colaboração com o Departamento de Comunicação e Artes da UBI.
Segundo o presidente do Departamento, José Manuel Santos, a obra do jurista e filósofo político Carl Scmitt "assume uma grande importância para a compreensão dos quadrantes políticos existentes". Este controverso jurista, que esteve ao serviço da ideologia de Hitler, será o ponto de partida para a reflexão acerca da questão das relações entre a política, a teologia e a técnica. "As jornadas interessarão não só aos que estão ligados à área da filosofia como também aos do campo da comunicação", afirma José Manuel Santos. "O tema diz respeito à ética da filosofia política e à teoria da função dos media na política", conclui o docente.
Os docentes José Manuel Santos, Rui Bertrand e António Bento são os três oradores do Departamento de Comunicação e Artes. As jornadas contam ainda com a presença de especialistas das universidades Nova de Lisboa, Coimbra, Católica de Braga e da Universidade espanhola de Pamplona.
No total, as jornadas dedicadas ao pensamento de Carl Schmitt comportarão 8 conferências.